Topo

Instagram exibiu vídeos de abuso infantil "em potencial", diz site

Investigação aponta para exibição e sugestão de conteúdo questionável no IGTV  - Divulgação/Instagram
Investigação aponta para exibição e sugestão de conteúdo questionável no IGTV Imagem: Divulgação/Instagram

Bruno Romani

Do UOL, em São Paulo

22/09/2018 12h54

Lançado no último mês de junho pelo Instagram, o IGTV chegou querendo brigar com o YouTube pela coroa dos vídeos na internet. Só que o serviço pode estar tropeçando na sua ferramenta de recomendações. Após uma investigação de três semanas, o site "Business Insider" concluiu que o IGTV exibiu e sugeriu vídeos potencialmente ligados a abuso infantil e mutilação genital.

Ao site, o Instagram pediu desculpas e disse que quer tornar o IGTV um espaço seguro para os jovens. 

VEJA TAMBÉM

A investigação foi feita da seguinte forma: o site monitorou as abas "Para você" e "Populares" com diversas contas diferentes - uma delas foi criada indicando como idade 13 anos, o mínimo possível na plataforma.  

Em poucos dias, surgiu nas duas abas um vídeo no qual uma menina, com idade estimada entre 11 e 12 anos pelo site, aparece em um banheiro tirando a roupa. O vídeo acaba um pouco antes de nudez ficar escancarada. O "Business Insider" afirma que o mesmo vídeo foi sugerido inclusive para a conta infantil criada para a investigação. 

Um segundo vídeo do mesmo tipo foi encontrado pela investigação. Ele teria uma menina "claramente menor de idade" exibindo a barriga e "fazendo beicinho" para a câmera. As imagens também foram sugeridas para a conta infantil criada pelo site.

Nos dois vídeos, outros usuários deixavam comentários estarrecidos com o conteúdo

Os vídeos teriam ficado cinco dias no ar, mesmo sendo denunciados pela ferramenta contra abusos do IGTV. A reportagem ainda diz que o Instagram só apagou os vídeos após receber contato oficial da publicação. As contas que postaram o conteúdo, porém, continuam ativas, segundo a reportagem. 

A investigação foi levada à Sociedade Nacional Para a Prevenção de Crueldade Infantil, organização que monitora situações de abuso infantil no Reino Unido, que denunciou a situação para a polícia.

Conteúdo questionável 

Um vídeo de um pênis passando por um procedimento médico foi sugerido para a conta infantil da reportagem. O conteúdo foi removido rapidamente após ser denunciado. 

Outro vídeo questionável sugerido pela ferramenta envolvia um bebê deitado no chão, chorando, enquanto um macaco o tocava e adultos em volta da situação gritavam e filmavam. Esse vídeo não foi derrubado. Por estar conectado a uma outra conta banida por quebrar as regras de uso do serviço, o usuário que postou as imagens foi banido.