Topo

iPhone XS dos EUA não vai funcionar com 4G do Brasil? Entenda o caso

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

15/09/2018 04h00

Uma informação encontrada no site da Apple sobre as frequências de transmissão de dados móveis dos novos iPhones XS, XS Max e XR deixou quem pretendia importar um novo iPhone com a pulga atrás da orelha.

O caso é que os modelos XS e XS Max lançados nos Estados Unidos não serão compatíveis com a banda 28 (700 APT MHz), a melhor banda de internet 4G do Brasil.

VEJA TAMBÉM

Para quem não sabe, a Apple mantém uma página explicando as frequências de cada iPhone lançado, e certos modelos mudam sua compatibilidade de frequências de país para país.

Nos modelos americanos —com nomes de fábrica A1920 (iPhone XS) e A1921 (iPhone XS Max)— é possível ver 24 bandas 2G, 3G e 4G compatíveis com o aparelho, mas a 28 de 700 MHz não está entre elas.

O que é 700 MHZ APT?

Esta é a principal banda de internet móvel adotada no Brasil pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ela também é conhecida pela sigla APT, que significa Asia-Pacific Telecommunity, órgão regulador de telefonia da Ásia e Pacífico.

É uma das bandas de 4G mais usadas na região da Ásia-Pacífico e da América Latina, em países como Japão, México, Índia, Austrália e Coreia do Sul. O Brasil passou a adotá-la também neste ano.

Segundo a Anatel, a frequência permite a transmissão da banda larga móvel a uma velocidade três vezes maior do que o 4G atual, chegando a 45 Mbps (megabits por segundo). Calcula-se que no Brasil, a velocidade média do 4G é de 12 Mbps.

A faixa 28 de 700 MHz foi por muitos anos usada pelo sinal da TV analógica que chegava em nossas casas. Com a transição para a TV digital, iniciada em 2015, a faixa ficou livre para ser usada pelos celulares.

Não terei internet no meu iPhone XS se comprá-lo nos EUA e usá-lo no Brasil?

Mais ou menos. Como falamos acima, os iPhones XS e Xs Max americanos possuem compatibilidade com 24 bandas de conexão diferentes.

Os dois celulares são compatíveis com redes 2G e 3G, e possuem as bandas 1 (2.100 MHz), 3 (1.800 MHz) e 7 (2.600 MHz) que também funcionam para o 4G em diversas cidades brasileiras.

Logo, respondendo à pergunta: sim, seu iPhone XS ou XS Max americano terá internet 4G no Brasil, mas apenas nas bandas 1, 3 e 7, consideradas tecnicamente inferiores à 28.

São três as operadoras brasileiras que já usam a banda 28 de 700 MHz: Claro, TIM e Vivo —Oi e Nextel não a usam e oferecem 4G apenas nas bandas 1, 3 e 7.

A banda 28 não está presente ainda em todas as cidades brasileiras. Ela atualmente está em todas as capitais, além das cidades do ABC Paulista: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Progressivamente, outras cidades e regiões a receberão.

O que a Apple vai fazer sobre isso?

Já que os modelos americanos não serão viáveis para a banda 28, os iPhones XS e XS Max que forem vendidos no Brasil serão iguais aos vendidos na Europa: os A2097 (iPhone XS) e A2101 (iPhone XS Max). Estes, sim, são compatíveis com a 28, além das 1, 3 e 7.

Especula-se que uma das saídas que a Apple brasileira cogita é dar suporte à substituição dos iPhones comprados nos EUA para as versões que serão lançadas aqui.

Segundo a assessoria de imprensa da Apple no Brasil, a empresa oferecerá o "suporte necessário" e "análise técnica" para quem comprar lá fora, mas descartou a substituição gratuita dos aparelhos apenas por esse motivo da incompatibilidade de frequências. "A troca de um modelo dos EUA por um do Brasil só acontece se houver algum defeito com o aparelho".

E o iPhone XR americano?

Ninguém sabe ainda, porque a página da Apple só aborda os iPhones XS, XS Max, iPhone 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus. O iPhone XR será lançado depois dos dois XS, em 26 de outubro em 30 países (Brasil fora, por enquanto). Certamente a Apple vai atualizar seu site com as frequências do XR por país.

Quais são os iPhones dos EUA compatíveis com a banda 28?

Se você faz questão de ter a compatibilidade com a banda 28 do 4G brasileiro, os iPhones 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus vendidos nos EUA estão adaptados a ela, então pode comprá-los em terras americanas sem problemas.

Como encontro o modelo exato do meu iPhone?

Ele sempre começa com a letra "A" seguido de quatro algarismos. Existe algumas formas de encontrá-lo:

  • Na tampa traseira da caixa do seu iPhone
  • Removendo a bandeja do SIM e encontrando o número no slot da bandeja (iPhone 8 ou posterior)
  • Na parte traseira do aparelho (iPhone 7 ou anterior)
  • Acessando no iPhone Ajustes > Geral > Sobre. À direita de "Modelo", você verá o código de peça. Toque no código de peça para ver o número do modelo.

    Um iPhonão desse, bicho! Com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona

    Relembre a evolução