Topo

"Obrigado por manter tudo igual", diz Huawei a Apple sobre novos iPhone

Twitter da Huawei zoa a Apple sobre novos iPhone - Reprodução
Twitter da Huawei zoa a Apple sobre novos iPhone Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/09/2018 21h51

A Apple apresentou a sua nova linha de smartphones nesta quarta-feira (12). Foram três aparelhos, o iPhone XS, o iPhone XS Max e o iPhone XR, que, como os nomes deixam claro, são bastante influenciados - ao menos em termos visuais - pelo iPhone X, lançado no em 2017 para comemorar os dez anos de iPhone.

Essa semelhança foi a deixa que a chinesa Huawei - que ultrapassou a Apple em agosto ao se tornar a segunda maior vendedora de smartphones do mundo - precisava para veicular um vídeo bastante provocativo.

VEJA TAMBÉM

Em sua conta de Twitter, a fabricante agradeceu à Apple por "manter as coisas do mesmo jeito" e deixou um desafio: "nos vemos em Londres. 16.10.18".

A data, 16 de outubro, se refere ao dia no qual o Mate 20 e o Mate 20 Pro, os novos celulares topo de linha da chinesa, serão apresentados.

Ainda considerando o vídeo, a palavra "same" (mesmo, em inglês) é sobreposta por frases abstratas como "além da solidez", "além do horizonte" e "além da inteligência".

Um dos grandes atrativos da novidade da Huawei será a presença da plataforma Kirin 980, que terá chips construídos com a mesma tecnologia de 7 nanômetros que o novo A12 Bionic da Apple - que ganhou essa "corrida" e é a primeira fabricante a fazer uso comercial dessa tecnologia quando os novos iPhone chegarem às lojas, em 21 de setembro.

Mesmo chegando "atrás" da Apple nesse quesito, rumores apontam que a Huawei pretende dotar seu aparelho de várias funções relacionadas à inteligência artificial e aprendizado de máquina. É algo para ficar de olho, uma vez que em testes de benchmark com protótipos mostraram que esse celular tem tudo para ser o mais poderoso do mundo.

Ainda que a Huawei tenha "trolado" a Apple, uma coisa os seus celulares terão em comum com os novos iPhone: a presença do notch, o entalhe no topo da tela que virou mania desde que o iPhone X surgiu em 2017. Ele será bem pronunciado no Mate 20 Pro, enquanto no aparelho mais simples da gama ele adotará um formato de gota.

Essa "cópia" talvez seja a deixa que a Apple precisa para retribuir a gentileza. Em todo caso, devemos ver se isso vai acontecer daqui a pouco mais de um mês.

Hands-on: veja a diferença dos iPhones XS, XS Max e XR

UOL Notícias