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Cuidado! Milhares já caíram no golpe da falsa promoção do iFood no WhatsApp

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

23/08/2018 12h32

Se você costuma pedir comida pelo aplicativo do iFood, fica o alerta. Cibercriminosos estão usando a popularidade do serviço para aplicar golpes via WhatsApp.

De acordo com o Dfndr lab, laboratório de cibersegurança da empresa da PSafe, mensagens prometendo cupons de R$ 100 de desconto para serem usados no aplicativo estão circulando e mais de 86 mil ataques foram detectados nas últimas 48 horas.

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A mensagem com a falsa promoção contém o seguinte texto: "Ifood está fazendo aniversário e dando cupons de R$ 100,00 por tempo limitado. Acabei de ativar e usar meu cupom".

Golpe no WhatsApp usa falsa promoção no iFood para enganar usuários - Reprodução/Psafe - Reprodução/Psafe
Imagem: Reprodução/Psafe

Logo abaixo, existe um falso link que redireciona o usuário para uma página de pesquisa com três perguntas: "Conhece o funcionamento do iFood?"; "Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?"; "Indicaria o iFood para amigos e familiares?".

2 - Golpe no WhatsApp usa falsa promoção no iFood para enganar usuários - Reprodução/Psafe - Reprodução/Psafe
Imagem: Reprodução/Psafe

Ao responder as questões, uma nova página surge e induz o usuário a compartilhar a falsa promoção com seus contatos e grupos no WhatsApp. O argumento usado é que só depois de fazer isso é que o cupom ficará disponível.

Ainda não ficou claro o que acontece com o celular de quem clicou no link falso. Mas, se o golpe seguir a tendência de outros parecidos, o objetivo dos criminosos é usar os números dos telefones para cadastrá-los indevidamente em serviços de SMS pago.

Outra prática comum é ganhar dinheiro enquanto os usuários enganados vão clicando nas propagandas que aparecem na tela do celular.

Para evitar cair em armadilhas assim, a empresa recomenda que o usuário preste sempre atenção no link da mensagem que recebeu. Observe que o link falso não faz nenhuma referência ao iFood. Logo, é um sinal de que ele pode ser falso.

O iFood afirmou, por meio de nota, que está apurando o caso internamente e vai tomar as medidas cabíveis. Além disso, ele reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma, e-mails, site oficial e WhatsApp Business

Veja a seguir algumas dicas para ficar mais seguro

  • Mantenha o sistema operacional sempre atualizado;
  • Instale algum sistema de segurança no celular e também mantenha tudo atualizado;
  • Observe se a mensagem contém erros de português;
  • Desconfie de links suspeitos (com códigos estranhos e que não façam referência ao nome da empresa);
  • Desconfie de promoções e mensagens que prometem coisas gratuitas;
  • Procure nos canais oficiais das empresas se elas fazem referência a promoção recebida por você;
  • Muitas empresas têm usado o WhatsApp Business para interagir com clientes. Quando isso acontece, o perfil no serviço de mensagens passa por uma verificação e é exibido com um selo verde.

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