Topo

Steve Jobs teve "empurrão" de Bono para admitir homenagem a filha rejeitada

Steve Jobs em foto com a primeira filha, Lisa - Reprodução
Steve Jobs em foto com a primeira filha, Lisa Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

02/08/2018 18h59

Steve Jobs é conhecido com o gênio do iPhone, do iPod, do iMac e, lá atrás, do Apple II. O que nem todos conhecem é que por trás da genialidade havia uma personalidade difícil, até mesmo com a primeira filha do empresário. Fruto de um relacionamento amoroso dos anos 1970, Lisa Brennan-Jobs viveu durante anos sob a rejeição do pai, estabelecendo uma relação posteriormente, embora com altos e baixos.

Ela publicou um trecho de seu livro de memórias, com lançamento previsto para 4 de setembro, no site da revista “Vanity Fair”, revelando bastidores da vida do cultuado cofundador da Apple. Uma delas, por exemplo, foi quando Jobs admitiu depois de muito relutar que o Apple Lisa, um dos computadores produzidos pela empresa, foi nomeado em homenagem à filha.

VEJA TAMBÉM

Acompanhando o pai em uma viagem no sul da França, Lisa participou de um almoço em uma casa de Bono Vox, do U2. Durante a refeição, o músico questionou Steve Jobs sobre tal computador - se ele tinha sido nomeado daquela maneira por conta da primogênita.

Segundo o relato de Lisa, Jobs hesitou, olhou para seu prato durante um longo momento e disse que sim, era uma homenagem. Até então, o executivo-chefe jamais havia admitido isso à filha, que tinha 27 anos na época da revelação – o computador foi lançado quando ela tinha quatro anos.

“Eu estudei o rosto do meu pai. O que tinha mudado? Por que ele tinha admitido isso agora, depois de todos esses anos? É claro que foi nomeado em minha homenagem, eu pensava na época. A mentira dele parecia absurda agora. Eu senti um novo poder que me puxou para cima”, diz o texto.

“’É a primeira vez que ele disse sim”, eu disse a Bono. ‘Obrigado por perguntar.’ Como se pessoas famosas precisassem de outros famosos ao redor para revelar seus segredos”, completou.

Ela também lembra no trecho a vida conturbada com a mãe, que teve que entrar na justiça para que Steve Jobs reconhecesse a paternidade da filha. Quando tinha sete anos, Lisa já havia se mudado de endereço 13 vezes com a mãe. Foi mais ou menos nessa época que o pai começou a ser uma figura presente em sua vida.

Steve Jobs morreu em outubro de 2011, aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas. Hoje com 40 anos, Lisa é a filha mais velha de Jobs e a única fora do casamento com Laurene Powell Jobs, viúva do cofundador da Apple.