Você nunca mais vai errar a tacada nesta sinuca com realidade aumentada

Sinuca é mais do que um esporte ou uma diversão de bar: é um meio para você se exibir como um mestre da pontaria e da física aplicada. Não é fácil escolher o ângulo certo para dar a tacada e prever a reação em cadeia da bola atingida nas demais.
Mas os portugueses da startup Forge IT inventaram a PoolLiveAid, um recurso dos sonhos para quem passa vergonha na sinuca: uma solução em realidade aumentada que mostra o trajeto na mesa em tempo real, acompanhando a ponta do taco conforme o jogador a move.
VEJA TAMBÉM:
- Impressão 3D de córneas poderá salvar pessoas da cegueira
- Conheça as cápsulas rápidas que querem substituir os aviões
A mesa mágica ainda consegue antecipar a trajetória da bola de acordo com os obstáculos físicos --seja as paredes da mesa, seja as demais bolas.
Para jogadores mais profissionais, a ferramenta também é capaz de gravar automaticamente vídeos, que podem ser salvos ou compartilhados em redes sociais. Para montá-la, é preciso um computador PC, um projetor de curto alcance e uma câmera de profundidade 3D.
"A PoolLiveAid é uma ferramenta de realidade aumentada desenhada para auxiliar jogadores amadores ou inexperientes de sinuca ou bilhar prevendo as trajetórias das bolas em tempo real", diz Luis Carlos Sousa, chefe da Forge IT e coautor do projeto com seu colega Ricardo Alves.
A ideia existe desde 2013 como trabalho da disciplina de Visão Computacional em um mestrado de engenharia elétrica e eletrônica na Universidade do Algarve, em Portugal. E chegou até a ser mostrada no Rio de Janeiro em 2015, como pudemos ver no vídeo acima. Só resta saber: se todo mundo usasse essa mãozinha da tecnologia, a sinuca perderia a graça?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.