Filme em 4K é coisa do passado? Vídeo é produzido com cenas em 12K
Com o avanço da tecnologia a qualidade das imagens de fotos e vídeos ficam cada vez melhores. E se para você assistir vídeos em 4K é a grande onda do momento, conheça o projeto ousado do diretor de fotografia Phil Holland.
Em dezembro do ano passado, Holland conseguiu ir além e fez um vídeo com cenas gravadas em 12K “passeando” por Nova York. Imagina a qualidade disso tudo!
Para isso, ele usou três câmeras da empresa Vista Vision e contou com a ajuda de um helicóptero para as imagens panorâmicas, que incluíram cenas noturnas. O modelo utilizado foi a câmera RED Monstro 8K que chegou ao mercado norte-americano por US$ 80 mil no ano passado.
Um dos grandes desafios de Holland foi estabilizar as câmeras no equipamento, mas no final tudo deu certo.
Depois de gravar as cenas, as imagens foram editados e resultaram em um filme de 12K, com 48 fps (frames por segundo – taxa em que um dispositivo reproduz imagens consecutivas) e cada quadro que forma a cena possui o equivalente a 100 MP.
"O formato muito grande resultante fornece um nível de profundidade que é bastante hipnotizante, especialmente em movimento", afirmou o diretor de fotografia em seu blog. Confira como foi cada etapa do processo.
Infelizmente, Holland só conseguiu publicar o vídeo na internet com resolução 8K, já que ainda não há como exibir imagens com essa qualidade de resolução nas plataformas atuais.
Outro problema é que, dependendo do seu equipamento, não será possível visualizar as imagens em sua totalidade. No YouTube, por exemplo, você só vai conseguir assistir ao vídeo com alta qualidade se tiver um computador potente com tela 4K ou 5K, de acordo com o site Engadget.
De qualquer forma, vale muito a pena assistir todo o vídeo. As cenas são incríveis mesmo que não estejam na resolução máxima.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.