Topo

Chineses agora podem pedir divórcio pelo app de mensagens WeChat

Getty Images
Imagem: Getty Images

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

31/05/2018 14h21

Os chineses estão se mostrando bem à frente em comportamento social na tecnologia, para o bem ou para o mal. A novidade da vez é que o WeChat, mais popular app de mensagens instantâneas do país, agora permite que as pessoas se registrem para o divórcio.

O aplicativo lançou há cerca de duas semanas uma funcionalidade experimental de "divórcio" na província de Guangdong, que abriga grandes cidades chinesas como Guangzhou e Shenzhen.

VEJA TAMBÉM:

Os casais que não quiserem mais ficar juntos agora poderão marcar no WeChat uma consulta com o escritório local de registro de divórcio.

Como funciona

A funcionalidade foi mostrada no Twitter por Matthew Brennan, consultor especialista em WeChat que mora na China.

A tela da esquerda acima mostra a tela inicial do WeChat para encaminhar documentações e compromissos burocráticos, função já comum no app (alô, WhatsApp, queremos!). Rolando a tela, aparece o subtítulo "Casamento" é uma função que diz: "Marque uma consulta para o registro de divórcio" (na tela da direita).

A página seguinte pergunta se o usuário está morando na China ou em outro lugar. Ao confirmar que é um morador do país, pode inserir detalhes pessoais do futuro ex-casal, incluindo nomes e endereços, e no final, marcar uma consulta com o escritório de divórcio mais próximo.

Brennan disse ao site "Business Insider" que os chineses usam bastante o WeChat para enviar documentos, além de pagar as taxas necessárias para isso no próprio app (outra função que o WhatsApp ainda está devendo). Mas no caso específico do divórcio, não está claro se os pagamentos já estão disponíveis.

Outras novas funções do WeChat apenas para os usuários de Guangdong são o armazenamento de cópias digitais de carteiras de motorista e de passaporte, além de gerenciar documentos fiscais e opção de pedir papéis de casamento. A desenvolvedora do WeChat, Tencent, está planejando lançar tudo isso em toda a China no futuro.

Cidadã e atração de TV, Sophia é a robô mais popular da atualidade

UOL Notícias