Topo

Não é só Musk: dono da Amazon começa movimento para conquistar o espaço

Blue Moon, lander da Blue Origin - Divulgação/Twitter @blueorigin
Blue Moon, lander da Blue Origin Imagem: Divulgação/Twitter @blueorigin

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/05/2018 11h03

O dono da Amazon, Jeff Bezos, está há um tempo com planos parecidos aos de de Elon Musk: ganhar dinheiro com a conquista do espaço. Ao receber um prêmio da National Space Society, em Los Angeles, no sábado (26), Bezos disse que quer ver sua empresa dedicada à exploração espacial, a Blue Origin, trabalhando com a Nasa e com a Agência Espacial Europeia para criar um assentamento na Lua.

A Blue Origin já tem planos de lançar rumo à lua o Blue Moon (imagem acima) até meados dos anos 2020, mas isso depende de obter apoio suficiente. O Blue Moon é um projeto de "lander", uma pequena estação de trabalho para superfícies.

VEJA TAMBÉM:

Enquanto a SpaceX de Elon Musk está atrás de Marte, Bezos acha que a Lua é conveniente para uma colônia, já que ela está "relativamente" perto e contém água que poderia ser transformada em propelente (material que pode ser usado para mover um objeto, com reação química ou não) para foguetes reabastecidos.

Ele previu que se tornaria "mais fácil" movimentar grande parte da indústria pesada da Terra para o espaço dentro de décadas, e sugeriu que algumas pessoas poderiam trabalhar em asteroides ocos. Já a Terra pode ser reservada para fins "residenciais e industriais leves", tornando o nosso ecossistema mais agradável novamente.

Bezos sabe que os planos são ambiciosos demais apenas para sua empresa, a Blue Origin, cuidar de tudo sozinha. E por isso fez um tipo de "chamado geral" para outras empresas abraçarem seu sonho. "Vamos fazer tudo o que precisamos", disse. “Espero que não precisemos fazer nada disso. Eu quero que outras pessoas façam isso. Mas, se necessário, faremos isso".

Foguete 'mais potente do mundo' leva 1º carro ao espaço

AFP