E se a moda pega? Aluno hackeia escola para mudar sua nota e de amigos
Um aluno norte-americano tentou resolver o problema de suas notas baixas de uma maneira, digamos, peculiar: ele resolveu hackear o computador da escola. O caso ocorreu na cidade de Concord (Califórnia) na última semana.
De acordo com autoridades locais, David Rotaro, aluno de 16 anos, usou estratégia de phishing por e-mail para ludibriar professores e obter senhas deles no sistema da escola. A estratégia foi bem-sucedida e Rotaro obteve acesso às notas de todos os colegas.
Veja também:
- O que fazer quando aparece a mensagem "Este celular foi infectado"?
- App que monitora adolescentes vaza senhas de milhares de contas
- Por que tanta gente usa "dragão" como senha de computador?
"Os professores, não quero dizer que não foram educados, mas eles clicaram em e-mails bobos", criticou um dos colegas de Rotaro na escola Ygnacio Valley, em entrevista â emissora KPIX 5.
O e-mail criado pelo aluno simulava o sistema de notas do site e pedia para que professores atualizassem a senha para acessar a ferramenta. Quando os tutores fizeram isso, Rotaro capturou as senhas de login. Segundo o estudante, ganhar acesso ao sistema foi “muito fácil, como em nível iniciante”.
Foi aí que o aluno passou a se esbaldar. Ele aumentou suas próprias notas e também de amigos – mais de uma dúzia de colegas tiveram notas modificadas.
Não apenas isso: em entrevista à rede de televisão KPIX 5, Rotaro apontou que não só aumentou as notas de amigos como também diminuiu as avaliações de seus inimigos no colégio.
Depois que o caso tomou proporções enormes, o estudante mostrou arrependimento.
"Acho que foi minha estupidez, não sei, queria só me provar que poderia fazer qualquer coisa", afirmou.
A casa do estudante foi revistada por dez policiais, que acharam evidências para formular uma ação contra o aluno – incluindo um pen drive escondido com provas do ato. O aluno enfrenta acusações de 14 crimes, mas quer deixar o acontecimento no passado.
“Eu quero trabalhar com TI no nível mais avançado possível”, disse o garoto.
Será que tem vaga no Vale do Silício?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.