Topo

A tecnologia está criando uma solução para quem cansou da cor da roupa

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

19/05/2018 10h19

Uma invenção da Universidade da Flórida Central, nos EUA, promete ser uma pequena revolução na indústria têxtil se conseguir se popularizar comercialmente. Chama-se Chromorphous e vai alterar as cores de um tecido usando apenas um aplicativo de celular.

Criado em parceria com as empresas Chameleon International, Hills, Inman Mills e Weteso, o produto impacta bastante em suas primeiras demonstrações. Vídeos e GIFs mostram bolsas mudando as cores em listras ou em sua totalidade. A empresa espera criar roupas e outros objetos com isso, claro.

VEJA TAMBÉM:

Cada fibra contém um microfio condutor por dentro. Quando uma corrente elétrica passa pelo fio, a fibra aquece ligeiramente, ativando o pigmento que muda de cor. Essa energia pode vir de baterias íon-lítio, como as dos celulares, ou em produtos maiores para a casa, como cortinas, vir direto de uma tomada.

18.mai.2018 - Chromorphous, tecido que muda de cor e controlado por celular - Reprodução/Chromorphous - Reprodução/Chromorphous
Imagem: Reprodução/Chromorphous

Segundo os criadores, o tecido não aquece nem emite luz. O controle é via app, mas eles também incluem um botão como substituto do app.

Os padrões de mudança de cor dependem do gosto do "freguês". Se acender todos os grupos de fibras conectados à malha, toda a cor mudará; se ligar apenas parte desses grupos, aparece o padrão de listras. A empresa está experimentando cruzar listras para tons quadriculados.

A tecnologia atual deles permite uma uma mudança entre até quatro cores diferentes entre si e o tecido atual tem a 'sensação' de denim, mas estão pesquisando novas texturas.

Se o tempo estiver quente, ele muda de cor? "Depende. O tecido pode ser fabricado com pigmentos que são ativados em diferentes temperaturas - entre 32 e 156° F [0° e 68° C]. Nossos desenvolvedores estão trabalhando em protótipos com várias temperaturas de ativação, para que usuários possam personalizar os tecidos para vários climas", diz o site.

Agora a parte chata: ainda não está à venda. Mas a empresa está aberta a colaborar com designers de moda e fabricantes de roupas para produzir tecidos do tipo.

S9+, iPhone X e iPhone 8 Plus: qual celular poderoso é o melhor?

UOL Notícias