Não é coisa só de X-Men: em breve você poderá "atirar" laser pelos olhos
Imagine como seria legal você ter a possibilidade de atirar lasers pelos olhos, algo digno de super-heróis como o Ciclope, dos X-Men. Legal e perigoso, convenhamos.
Pois pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, desenvolveram uma substância que, aplicada a lentes de contato, permite ao seu usuário "atirar" feixes de laser pelos olhos. Antes que você se empolgue e já comece a planejar sua carreira de justiceiro, vale deixar claro que esses "raios laser", na verdade, servem para transportar informação, parecidas com aquelas contidas em códigos de barra.
A tecnologia funciona usando uma membrana ultrafina de laser orgânico que é capaz de emitir um raio de fótons quando estimulada por uma luz azul. Esse raio de fótons, que é visível, pode ser ajustado para carregar informações em código binário.
Essa membrana é aplicada como se fosse uma tinta, "pintada" sobre diferentes tipos de superfícies. Os pesquisadores optaram por testar o experimento numa superfície parecida com a de uma lente de contato aplicada a um olho de bovino (que tem estruturas bem parecidas com as do olho humano).
É natural que, neste momento, você esteja se perguntando qual é a utilidade disso.
Apesar de parecer coisa de filme, as aplicações principais podem ser bem mas simples: autenticar documentos e transações. Isso significa que a película ativada por laser pode ser aplicada não apenas em lentes nos olhos, mas também em documentos de papel ou de plástico e até em cédulas de dinheiro.
Por ora, ainda não há previsão para a aplicação dessa tecnologia no mundo real. Ainda assim, a ideia de "atirar lasers pelos olhos", por si só, já empolga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.