Topo

Como aranhas adestradas para saltar vão ajudar a criar robôs melhores

Reprodução
Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 15h30

Pesquisadores da Universidade de Manchester estão realizando uma façanha biológica que não se vê todo dia: estão treinando aranhas para saltar. E o objetivo também é meio incomum: aprender com o método de salto delas e repetir isso em futuros robôs.

O espécime de aranha-saltadora (Phidippus regius) chamada Kim foi recrutada porque quando esse tipo de aranha salta para pegar suas presas, consegue "voar" até seis vezes o comprimento do corpo. No caso, são 15 milímetros de corpo, logo, o pulo chega a pelo menos 60 milímetros. Já os humanos mal conseguem saltar 1,5 vezes o seu próprio comprimento.

VEJA TAMBÉM:

Usando câmeras de alta velocidade, a equipe percebeu nos vídeos que essa aranha usa pressão hidráulica para estender as pernas e que sua força durante a decolagem era cinco vezes o peso do corpo. Kim também ficava mais confortável pulando mais baixo do que alto, assim como todo ser humano.

Agora entra a tecnologia: a equipe também construiu um minúsculo robô empregando a capacidade de saltar da aranha, mas descobriu que "a eletrônica de potência e controle não pode competir com a natureza nessa escala ainda". Ainda.

"Ela vai pular no ângulo ideal, o que significa que ela pode entender o desafio que lhe é apresentado", disse o engenheiro de microssistemas da equipe, Mostafa Nabawy à "BBC". "E então ela pode cronometrar seu desempenho de salto na decolagem para executar um salto que é ótimo em termos de demanda de energia."

Enquanto esperamos pelos robôs saltadores definitivos, o mais perto disso está na ficção mesmo, com a parceria entre o inventor Tony Stark e o acrobático Peter Parker, mais conhecidos como Homem de Ferro e Homem-Aranha, nos filmes dos super-heróis da Marvel. Só tome cuidado com os golpes para ganhar ingressos do filme dos Vingadores no WhatsApp.

Cidadã e atração de TV, Sophia é a robô mais popular da atualidade

UOL Notícias