Nem Thanos curtiu: novo golpe no WhatsApp promete ingresso pra 'Vingadores'
Nem o vilão Thanos vai gostar de saber que seu filme está sendo usado por criminosos para dar um novo golpe no WhatsApp. O mais recente filme da Marvel, ‘Vingadores: Guerra Infinita’, é a mais recente deixa para tentarem roubar usuários do aplicativo de mensagens.
Segundo o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrimes, mais de 50 mil pessoas foram impedidas em menos de 24 horas pelo seu sistema de segurança de caírem no golpe. Os criminosos que formularam a ação maliciosa prometem um par de ingressos para ver o filme que bate recordes de bilheteria em todo o mundo.
Veja também:
- Por que a pessoa que te aplica golpe pelo WhatsApp nunca é presa no Brasil?
- Vírus para celulares Android pode espionar até o que você faz no WhatsApp
- Golpe do Bolsa Família no WhatsApp atinge 600 mil brasileiros em 24h
O golpe é bem semelhante a vários outros praticados recentemente. Ao clicar no link, o usuário deve responder algumas perguntas que o criminosos formula para tentar deixar a ação mais confiável. Entre elas, estão “você já assistiu algum filme da Marvel?”, “você é maior de idade?” e “se gostar do filme irá recomendar para amigos e familiares para assistir?”.
Não importa a resposta que você dê: a página de qualquer jeito irá parabenizar o usuário e dirá que para ganhar o par de ingressos deverá compartilhar o link da falsa promoção com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.
A página maliciosa ainda tenta passar credibilidade ao oferecer comentários de falsos usuários que afirmam ter recebido o prêmio. As mensagens que aparecem são “peguei meu ingresso agorinha!”, “deu certo comigo” e “já imprimi meu ingresso”. Não caiam nessa, por favor.
É bom seguir algumas regras básicas de segurança para evitar cair em golpes no WhatsApp. Você pode encontrar algumas dicas nio vídeo abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.