Topo

Siri e Google Assistente: escolha a voz masculina no assistente digital

Siri e Google Assistente têm mais de uma opção de voz - Getty Images
Siri e Google Assistente têm mais de uma opção de voz Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 04h00

O Google Assistente é o assistente digital da empresa americana, e funciona como a Siri, a assistente do iPhone. Ambos vêm de fábrica com voz de mulher - o que vem levantando questões sobre igualdade de gênero. Mas é possível colocar voz masculina em quem responde às perguntas feitas à Siri e Google Assistente. Para os interessados, nós criamos um tutorial de como colocar voz masculina nos ajudantes digitais.

VEJA TAMBÉM:

iOS

Para transformar a Siri em o Siri, é necessário buscar o app de Ajustes do celular. Com ele aberto, é preciso descer para o terceiro bloco de ícones, entre os quais haverá a opção “Siri e Busca”.

Uma vez selecionado, é possível escolher qual língua o programa irá compreender. Português está disponível, com dois tipos de voz diferentes, enquanto idiomas como o Inglês têm diversas opções regionais.

Ao escolher o português, o próximo passo é voltar ao menu anterior e ir na opção abaixo, “Voz da Siri”. Daí em diante é só escolher a sua preferência, mas fica o alerta: o celular precisará de um tempo para baixar os arquivos de voz do gênero escolhido, então é recomendável realizar o processo no wi-fi.

As imagens a seguir mostram todas as telas vistas a partir da abertura do app de Ajustes.

Como mudar voz da Siri - UOL - UOL
Opção "Siri e Busca" é o ponto de partida para trocar voz da assistente
Imagem: UOL

Como mudar a voz da Siri 2 - UOL - UOL
Depois de escolher o idioma, é possível selecionar voz masculina ou feminina
Imagem: UOL

Android (ou app do Google Assistente)

Já no Android, é possível mudar a voz do Google Assistente a partir do menu dele mesmo. Primeiro, é preciso abrir o programa segurando o botão home ou então falando “Ok Google”.

O assistente então abrirá. Nele, você deve selecionar o ícone azul no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, o próximo comando é clicar nas três bolinhas do canto superior direito da tela e daí escolher a opção configurações.

Com as configurações abertas, o próximo passo é clicar em “Preferências” e depois em “Voz do Assistente”.

Por enquanto, existe apenas a opção de alterar para uma voz masculina em inglês. Em português, só está disponível a voz feminina por enquanto.

Usuários do aplicativo Google Assistente no iOS devem seguir a mesma ordem de ações - as restrições são a mesmas do Android, ou seja, voz masculina só em inglês.

Como mudar a voz do Google Assistente - UOL - UOL
Voz do Google Assistente pode ser alterada no Android e no app de iOS
Imagem: UOL

Como mudar a voz do Google Assistente 2 - UOL - UOL
O procedimento é o mesmo, mas não tem opção em português
Imagem: UOL