Topo

"Pegadinha do esquilo" trava WhatsApp e até o celular todo

Problema afeta usuários do aplicativo no sistema operacional Android - Getty Images
Problema afeta usuários do aplicativo no sistema operacional Android Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2018 16h26

Um bug do WhatsApp está se espalhando rapidamente dentre os usuários de celulares Android. Nele, uma mensagem com o emoji de esquilo e a frase "aperte-no-esquilo" fazem com que o aplicativo trave uma vez que a instrução é cumprida.

Se você caiu na pegadinha, fique tranquilo. Apesar de ela travar o WhatsApp - o que, em alguns casos, pode fazer com que seja necessário reiniciar o aparelho - não se trata de um vírus ou algo que possa danificar o aparelho permanentemente.

VEJA TAMBÉM

O problema, em si, não tem a ver com o emoji de esquilo - há uma versão da "brincadeira" que usa um ponto negro. De acordo com sites especializados, como o Xataka Android, o motivo do travamento está no fato de que a mensagem contém mais de 4.000 caracteres ocultos.

O número é superior ao suportado pelo aplicativo.

O que fazer?

Antes de qualquer coisa, evite clicar na mensagem. Ela pode ser apagada utilizando o WhatsApp Web ou, ainda, apagando completamente a conversa com o contato que a enviou.

Caso você já tenha clicado nela, a solução é tentar fechar o WhatsApp - e torcer para que isso não interrompa qualquer atividade importante.

Também é importante salientar que o ideal é não passar essa mensagem adiante, uma vez que travamentos de aplicativos e de celular podem gerar situações bem indesejadas.