Topo

Gênio e fofo! Menino cria apps premiados usando realidade aumentada

Yuma Soerianto tem 11 anos e já apresentou seu app para Tim Cook - Reprodução
Yuma Soerianto tem 11 anos e já apresentou seu app para Tim Cook Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2018 13h30

Para qualquer desenvolvedor, ver sua criação listada entre os "App do Dia" da App Store é uma tremenda marca. Pois enquanto diversos profissionais passam anos de suas carreiras para conseguir obter tal distinção, um garoto australiano de 11 anos já conseguiu esse feito.

O personagem da história é Yuma Soerianto, que mora na cidade australiana de Melbourne. E o app que rendeu o reconhecimento ao garoto se chama "Let's Stack AR!", um game em realidade aumentada.

O objetivo é empilhar blocos e tentar atingir a maior altura possível, o que parece ser muito simples. A diferença aqui é que a criação de Yuma usa a câmera traseira do celular, o que transforma qualquer ambiente num cenário do jogo --parecido com o que acontece no "Pokémon GO!", por exemplo. 

Em entrevista ao jornalista Daniel Van Boom, do site CNet, Yuma contou que começou a programar com seis anos. O motivo para o início precoce? Tédio.

"Eu voltava da escola e normalmente via TV. Só que tinham muitas reprises e eu odeio reprises, então, naquela época, eu só queria fazer alguma coisa que não fosse ver TV", disse.

Veja também

Yuma achou um entretenimento com a ajuda do pai, o designer de interfaces Hendri. Usando jogos online e tutoriais, o garoto aprendeu sozinho a criar seu próprio site. Depois, as criações evoluíram para jogos para browser e cartões de aniversário online, nos quais o presenteado precisava jogar um game para obter a mensagem enviada por Yuma.

Com oito anos, Yuma já aprendia conceitos matemáticos como trigonometria, graças a um curso online da Universidade de Stanford. "Ele acordava antes da minha esposa e de mim e normalmente eu o encontrava assistindo às aulas pela manhã. Essa era a vontade que ele tinha para aprender a programar", lembra o pai. 

No "Let's Stack AR", o jogo capta o cenário pela câmera do celular - Reprodução - Reprodução
No "Let's Stack AR", o jogo capta o cenário pela câmera do celular
Imagem: Reprodução

As criações de Yuma (que podem ser vistas em seu site) não se limitam a jogos. Há também apps curiosos como o "Weather Duck", que usa informações sobre o clima no momento e sugere quais roupas você deve usar.

Voltando para o "Let's Stack AR!", a premiação pelo app rendeu bastante para Yuma. No ano passado, ele ganhou uma bolsa para ir até a conferência anual de desenvolvedores Apple (WWDC). Nesta viagem, ele teve a oportunidade de mostrar seus apps para ninguém menos do que Tim Cook, o executivo-chefe da Apple. Além disso, ele também conheceu a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Yuma acredita que a realidade aumentada ainda tem muito a oferecer. "De alguma maneira, essa tecnologia pode guiar ou fazer parte do futuro", disse.

Enquanto esse futuro não chega, o garoto gasta seu tempo administrando seu canal no YouTube, no qual ensina a programar, dando palestras e se preparando para visitar mais uma edição do WWDC após ganhar mais uma bolsa para isso.