Topo

Quer limpar arquivos do WhatsApp? App do Google faz limpeza inteligente

Divulgação
Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/01/2018 04h00

Você já se deu ao trabalho de fazer uma "limpa" nas centenas de arquivos que recebe pelo WhatsApp? Só quem já fez sabe o quanto é chato apagar fotos, vídeos e áudios. Para facilitar a tarefa, o Google lançou recentemente o app Files Go, que ajuda a dar uma geral e a apagar os arquivos ou apps que ocupam bastante espaço de armazenamento no seu smartphone Android (não há opção para iOS).

Após instalado, o app, que não ocupa mais de 6 MB, traz a guia Armazenamento, que detalha quanto de espaço está sobrando e o quanto está sendo usado. Para ajudar na limpeza, ele conta com recomendações inteligentes. No meu caso, a opção "mídia de WhatsApp" foi uma das primeiras a aparecerem. Bastou tocar na opção "Liberar", selecionar os arquivos e tocar na opção "Excluir".

VEJA TAMBÉM:

Só vale lembrar que os arquivos são apagados mesmo. Não dá para voltar atrás. Portanto, tome muito cuidado antes de sair por aí deletando os arquivos.

Aplicativo do Google Files Go - 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Logo abaixo, o sistema de recomendações inteligentes começa a sugerir a exclusão de mais arquivos, como cache (arquivos baixados no celular que ajudam na execução de certos aplicativos), apps não usados (se você não os abriu nas últimas quatro semanas, eles aparecerão nesse item) e transferências por download.

Na guia Arquivos, o app permite pesquisar arquivos por categoria, como Downloads, Apps, Imagens, Vídeos, Áudio, Documentos e Arquivos Recebidos. Esta seção pode ser interessante para quem quer ter melhor controle sobre os arquivos presentes no smartphone

Envie arquivos para outros smartphones Android

Outra opção interessante, ainda na guia Arquivos, é enviar fotos, vídeos e áudios para outros telefones Android sem a necessidade de ter conexão à internet - a transferência de arquivos é feita ponto a ponto.

Para haver a transferência, os dois smartphones precisam ter o Files Go e estarem com a conexão Bluetooth ligada. Quem quiser transmitir, deve tocar na opção Enviar e configurar um nome. Quem quiser receber, deve abrir o app e escolher a opção "Receber".

Aplicativo do Google Files Go - 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, basta escolher o dispositivo para envio, selecionar um arquivo e transmitir o destinatário. Lembrando que na conexão Bluetooth, os aparelhos devem estar relativamente próximos e a taxa de transferência, segundo o Google, é de 125 Mbps (Megabits por segundo).