Topo

Veja dicas para descobrir se uma foto digital foi adulterada

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

21/11/2017 04h00

Imagens falsas estão presentes em todos os cantos da internet. Seja em cenas da área política, seja em pessoas ao lado de suas celebridades favoritas ou em um tubarão nadando nas ruas após um furacão. Fotos são adulteradas o tempo todo e muitas vezes passam despercebidas por observadores desatentos.

O UOL Tecnologia separou algumas dicas para que você não caia na enganação e verifique se a imagem realmente é verdadeira.

VEJA TAMBÉM:

Observando a imagem

Membro amputado ou extra e objeto com uma parte faltando são alguns dos sinais mais fáceis para identificar se a foto foi editada. Entretanto, o avanço das ferramentas de edição permite que esses deslizes se tornem cada vez mais raros.

Procure, então, por falhas de luz e sombra, afinal, ainda é difícil deixar cores, contraste e brilho de forma perfeita na fotografia. Trace linhas que ligam o objeto ou a pessoa à sua sombra. Em fotos alteradas as sombras podem não combinar com a direção da fonte de luz.

O mesmo pode ser feito com fotos que possuem reflexo. Se o tamanho e a qualidade da imagem forem bons, também vale a pena dar um bom zoom para procurar por imperfeições.

Pesquisando

Ao duvidar da veracidade de uma imagem dê uma de detetive e procure o contexto em que esta está inserida, ou seja, vá atrás da história por trás da fotografia. Verifique em sites que tenham uma boa credibilidade.

Usando ferramentas

Também existem ferramentas que são capazes de identificar a autenticidade de imagens.

O Google Imagens e o TinEye têm a mesma proposta: procurar onde as imagens aparecem. O resultado será várias cópias da mesma foto, porém, com sorte, você poderá encontrar a imagem original.

Caso acredite que a imagem é uma mistura de outras duas ou mais, faça alguns cortes específicos e busque por cada uma das partes separadamente.

Para realiza a busca, em ambos os sites, basta copiar e colar a URL ou fazer o upload da imagem.

Veja dicas para descobrir se uma foto digital foi adulterada - 1  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Veja dicas para descobrir se uma foto digital foi adulterada - 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra ferramenta online que tem como objetivo verificar a veracidade de imagens é a Izitru. Basta fazer o upload da imagem e esperar que a ferramenta analise se há qualquer tipo de edição.

Veja dicas para descobrir se uma foto digital foi adulterada - 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vale lembrar que nem sempre será possível descobrir se realmente há uma alteração. Há montagens realmente boas e que consideram todos os elementos mencionados. Nestes casos, vale a pena conversar com um designer, fotógrafo ou especialista em edição de imagens digitais.

Veja como localizar um celular ou tablet perdido

UOL Notícias