Topo

Recebeu e-mail com super desconto da Black Friday? Pode ser golpe

Do UOL, em São Paulo

10/11/2017 11h41

A semana da Black Friday nem começou no Brasil e cibercriminosos já estão aplicando golpes. Um dos mais recentes é um falso e-mail que tem sido enviado para internautas com a promessa de um grande desconto na compra de uma Smart TV.

Segundo a empresa de soluções de segurança Nodes Tecnologia, que identificou a ameaça, o golpe consiste em atrair os usuários para roubar seus dados financeiros.

Veja também: 

Golpe com oferta de TV - Black Friday - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No caso analisado, o modelo Smart TV LED Ultra HD 60 Polegadas que custaria mais de R$ 4 mil é oferecido no falso e-mail por R$ 1.099.

A empresa, que distribui o antivírus Avira, acrescenta que os criminosos aproveitam justamente o período em que os consumidores iniciam suas pesquisas de preços e que muitas lojas antecipam ofertas. Por isso, é preciso desconfiar aos descontos muito grandes.

Black Friday

Este ano, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro. Inspirado nos Estados Unidos, o evento é marcado por megaliquidações em várias partes do mundo.

Diante da proximidade da data, os consumidores devem seguir algumas medidas de segurança para evitar cair em novos golpes:

  • Mantenha o sistema operacional do computador e celular sempre atualizados;
  • Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como promoções improváveis). Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a);
  • Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia;
  • Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
  • Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.