Topo

Agora uma assistente virtual vai palpitar nas suas conversas do Facebook

Facebook Messenger ganhará novidade "palpiteira" - Divulgação
Facebook Messenger ganhará novidade "palpiteira" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/10/2017 04h00Atualizada em 04/07/2020 04h07

Pode se preparar que em breve vai ter alguém palpitando nas suas conversas do Facebook. A rede social anunciou nesta terça (10) que as sugestões da M, como é chamada a assistente virtual da companhia para o Messenger, passará a funcionar no Brasil gradualmente para os aplicativos Android e iOS.

A M utiliza uma inteligência artificial para sugerir ao usuário próximas ações em uma conversa. Basicamente, ela entende o contexto do que está sendo dito para então palpitar com possíveis recursos ou conteúdo relevantes no diálogo entre duas ou mais pessoas no Messenger.

Veja também:

O recurso é uma busca do Facebook de turbinar as conversas no Messenger, já que os usuários desconhecem muitos dos recursos disponíveis na janela. De acordo com a rede social, as sugestões da M são feitas quando é reconhecida uma intenção na conversa. As ações sugeridas podem ser as seguintes:

  • Enviar um sticker para interações cotidianas, como "obrigado" e "tchau"
  • Compartilhar localização, que pode ser sugerida quando alguém perguntar "onde você está?"
  • Criar uma enquete em uma conversa de grupo
  • Enviar mensagens de aniversário, que pode ser acionado se a pessoa com quem você está conversando estiver fazendo aniversário (M pode sugerir um cartão, sicker, mensagem ou vídeo)
  • Fazer uma chamada de voz ou vídeo, que pode aparecer como sugestão se as pessoas em uma conversa expressarem a vontade de fazer uma ligação

A rede social de Mark Zuckerberg detalhou que a M foi construída com base em técnicas de aprendizado de máquina - ou seja, quanto mais for usada, mais esperta ela fica. Para experimentar, basta conversar com um amigo ou em um grupo normalmente no Messenger.

A diferença agora é que quando a assistente fizer uma sugestão aparecerá o logotipo M. Se você não gostou da novidade, é só ignrar as sugestões da M ou até deixar a assistente no mudo, o que pode ser alterado em configurações.