Topo

Você pode usar o Facebook para achar um celular perdido ou roubado; aprenda

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

27/12/2020 04h00

Se você perdeu o celular ou foi vítima de algum furto/assaltado, além dos recursos como "Buscar iPhone" ou "Encontre meu dispositivo" — que você provavelmente já conhece — também é possível achar o aparelho com a ajuda do Facebook.

Por meio do "histórico de localização", o Facebook constrói um histórico de lugares que você já foi levando seu celular. Dá para acessar esse histórico usando o aparelho de outra pessoa ou um desktop e, assim, ver por onde seu celular andou.

Mas isso só vai ser possível se você tiver dado permissão ao aplicativo para acessar a localização do seu aparelho. Caso contrário, o Facebook não terá adicionado novas informações ao seu histórico de localização, mesmo que você tenha ativado essa opção dentro do app.

Se o seu celular tem sistema operacional Android, é só ir na parte de Configurações > Local > Permissões de aplicativo, para liberar o acesso.

Para usuários do Android 10 ou superior, existem dois tipos de permissão: permitido sempre ou permitido durante o uso do app. Depois você também vai precisar ativar o recurso no app do Facebook.

O Facebook usa sua localização para te permitir publicar conteúdos marcando o local onde você está, mas também para te mostrar anúncios mais relevantes, encontrar locais e Wi-Fi nas imediações e usar o recurso "Amigos nas Imediações".

É claro que essa ferramenta também permite que o Facebook saiba todos os seus movimentos. Então, se está preocupado com sua privacidade nas redes, pode não gostar desse recurso. Mas ainda assim ele é uma alternativa para encontrar o celular em casos extremos.

De qualquer forma, é possível desativar o histórico de localização a qualquer momento nas configurações do app, assim como excluir os dados gravados anteriormente.

Vamos ao passo a passo de como localizar o seu celular.

1. Faça login na sua conta do Facebook usando um desktop ou o app de outra pessoa. Clique nos três tracinhos que ficam no canto superior direito da tela (no caso do app) ou na seta para baixo (no desktop). Clique em "Configurações e privacidade" e depois em "Configurações"

2. Vá em em "Localização". No app, ela fica no campo "Privacidade"; no desktop, no menu da lateral esquerda.

3. Toque em "Histórico de localização" no app, e depois em "Veja seu histórico de localização". No desktop, você deve clicar em "Visualizar histórico de localização". O app vai te pedir que você coloque a sua senha.

4. Logo após, o app do Facebook vai te mostrar o histórico de localização que ele guardou.

App do Facebook te mostra o histórico de localização que ele guardou - Reprodução - Reprodução
App do Facebook te mostra o histórico de localização que ele guardou
Imagem: Reprodução