Topo

Corte em tarifa deve baixar o preço das ligações entre fixos e celulares

Do UOL, em São Paulo

15/02/2017 12h57

Após anunciar que o preço das ligações feitas de telefone fixo para celulares ficaria, em média, 1,33% mais caro a partir de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou nesta quarta-feira (15) que um corte nas tarifas de interconexão (remuneração do uso de rede) vai reduzir o valor final das chamadas locais e interurbanas.

A redução da tarifa passa a valer a partir do dia 25 de fevereiro. Com isso, haverá um desconto de 16,49% a 19,25% que será repassado para o valor final das ligações locais entre fixo para móvel. Nas ligações interurbanas o desconto será de 7,05% a 12,01%.

A redução será sobre o preço que passou a valer em janeiro: a Vivo havia aumentado a tarifa do plano básico fixo-móvel em 2,28%; a Oi, em 1,67%; e a Claro, em 0,88%.

Segundo a Anatel, houve uma mudança no cálculo da tarifa de conexão, usada para subsidiar a instalação de redes, e desde o ano passado ela é cobrada levando em conta o custo real das empresas, por exemplo, quanto ela gasta com equipamentos e organização interna.

Pela decisão, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores.