Topo

Facebook ganha vídeo ao vivo em 360° e atualiza apps de fotos e de eventos

Facebook com vídeos ao vivo em 360° - Divulgação
Facebook com vídeos ao vivo em 360° Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 10h06

Parece que "deu a louca no gerente" do grupo Facebook por conta do monte de novidades que a rede social trouxe nas últimas horas. A maior delas é a possibilidade de fazer vídeos ao vivo em 360 graus dentro da plataforma.

Nesta terça-feira (13), o lançamento do recurso será em parceria com a revista "National Geographic" ao vivo a partir das instalações da Mars Desert Research Station, em Utah (EUA) contando os bastidores do experimento científico, que se encerrou em agosto. Ele buscava simular o ambiente de Marte por um ano, isolando seis pesquisadores.

O Facebook promete mostrar os detalhes do local, como os cientistas adequavam-se aos trajes espaciais, além de dar uma volta pela "paisagem marciana". Também haverá seção de perguntas dos usuários com especialistas em ciência, escritores e pensadores.

Instagram ao vivo nos EUA

O Instagram ganhou também o recurso de vídeos ao vivo, mas sem 360° (por enquanto!). A novidade, que havia sido anunciada em novembro, por enquanto está sendo disponibilizada apenas para usuários dos EUA, segundo o site "Techcrunch". Deverá acontecer para outros países em breve.

Na área Instagram Stories —aquela que é acusada de copiar o Snapchat— quando alguém que você segue estiver fazendo um vídeo ao vivo, a palavra "ao vivo" será incluída em sua foto do perfil na barra de histórias. Como informou o Instagram, os vídeos ao vivo produzidos desaparecem da plataforma ao serem finalizados.

O Instagram também tem uma nova maneira de encontrar transmissões ao vivo para assistir: na guia "Explorar" (clicada na parte inferior da janela) vai aparecer uma nova seção chamada "Top Live", para os usuários americanos. Ela irá mostrar uma seleção dos melhores conteúdos atualmente oferecidos, escolhidos pelo algoritmo da rede social.

Apps do Facebook tem novidades

Na segunda-feira (13) também aconteceram atualizações em dois recursos do Facebook: o Moments e o Events.

Lançado no ano passado apenas como um aplicativo móvel, o Moments agora foi adaptado para o site desktop do Facebook. O app permite compartilhar imagens com amigos de modo automático e privado. Ele reagrupa as fotos tiradas e, por reconhecimento facial, identifica aqueles para quem deve enviá-las.

Para achar o Moments nos computadores, clique no link com esse nome (com ícone de balões coloridos) na área à esquerda da página inicial do Facebook. Ou então clique diretamente aqui: facebook.com/moments_app.

Já o Events ganhou uma versão para Android —antes estava funcionando apenas em iOS desde outubro. Ele na verdade é um app que te ajuda especificamente a gerenciar melhor aquela área de eventos do Facebook.

Ele permite navegar melhor nos acontecimentos próximos: você vê as datas dos próximos eventos, agendas importadas e acompanhar mensagens novas e alertas de eventos. As ações que você realiza no Events também serão visíveis e disponíveis no Facebook.