Topo

Extensão para Chrome marca nomes de políticos com pendências na Justiça

Extensão marca de roxo nomes de políticos envolvidos em ações judiciais, como Renan Calheiros e Romero Jucá - Reprodução
Extensão marca de roxo nomes de políticos envolvidos em ações judiciais, como Renan Calheiros e Romero Jucá Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/12/2016 10h04

Uma nova extensão para Chrome marca de roxo, nos textos dos sites visitados por você, os nomes de políticos brasileiros com pendências na Justiça. É o "Vigie Aqui", lançado pelo site "Reclame Aqui" no último sábado (3). Em sua primeira fase, a extensão marca os nomes dos deputados federais e senadores.

Ao ser instalado, ele marca os nomes dos políticos; ao serem tocadas com o mouse, estas marcas abrem uma janela pop-up com mais informações sobre o(s) processo(s) em que eles estão envolvidos. A fonte de dados do projeto é o "Excelências", do portal "Transparência Brasil".

Os dados são recolhidos das próprias Casas Legislativas, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais de Contas, de cadastros mantidos por ministérios e de outras fontes públicas.

Extensão marca de roxo nomes de políticos envolvidos em ações judiciais - Reprodução - Reprodução
Extensão também funciona em páginas de resultados do Google
Imagem: Reprodução

Segundo o "Reclame Aqui", nos próximos meses o monitoramento irá se estender para o resto do Legislativo e Executivo. É por isso que ainda não seleciona nomes como o do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, atualmente preso por formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro.

Nos testes do UOL, a única página em que a extensão não funcionou foi o da Câmara dos Deputados.

Na próxima fase, a extensão funcionará para marcar deputados estaduais, governadores e vice-governadores. Na fase três, fará o mesmo com vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Atualmente, são 513 deputados federais e 81 senadores em exercício que recebem o destaque.

Trechos de lista de parlamentares da votação da Proposta de Emenda Constitucional 241 - Reprodução - Reprodução
Trechos de lista de parlamentares da votação da Proposta de Emenda Constitucional 241; nomes de deputados processados na Justiça são marcados pela extensão "Vigie Aqui"
Imagem: Reprodução