Topo

Instagram confunde usuários ao avisar quando alguém captura fotos privadas

Recurso não funciona em "prints" postados publicamente - Divulgação
Recurso não funciona em "prints" postados publicamente Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/11/2016 09h40

Mesmo que o Instagram --assim como outras empresas do grupo do Facebook-- seja constantemente acusado de copiar várias funcionalidades do Snapchat, agora uma novidade que também veio do app do fantasminha reforçará essa impressão: o recurso de fotos e vídeos privados do Instagram, chamado de "Direct", está começando a avisar quando alguém realiza uma captura de tela do conteúdo.

Alguns usuários notaram a funcionalidade no Twitter e ficaram um pouco confusos, pois como a notificação é bem vaga, não sabiam direito qual realmente foi o conteúdo da captura de tela. Ele não vai funcionar se você realizar um "print" de uma postagem pública do perfil de outro usuário.

Na verdade o próprio Instagram avisou da novidade de forma discreta quando lançou uma série de novos recursos, como os vídeos ao vivo e as fotos que somem quando são vistas na área "Direct".

"Deslize para a direita para tirar uma foto ou vídeo, e toque na seta para enviá-la de forma privada. (...) Ao contrário de outras mensagens diretas, estas fotos e vídeos desaparecerão das caixas de entrada de seus amigos depois de serem vistas. E você vai saber se elas foram revistas ou capturadas", dizia o post no blog do Instagram.

O Snapchat já avisa a seus usuários se o conteúdo for capturado há bastante tempo. No entanto, existem tutoriais na internet que ensinam a burlar esse recurso.

Esse novo "empréstimo" do Instagram em relação ao Snapchat surge como mais uma forma do Facebook --dono do app-- se precaver de críticas quanto à privacidade e segurança dos seus usuários. Afinal, certos conteúdos privados --principalmente fotos de nudez-- podem se tornar armas para a prática do linchamento virtual, ou "cyberbulling".