Topo

Facebook pede desculpas por remover foto de sobrevivente de queimaduras

Do UOL, em São Paulo

11/11/2016 14h31Atualizada em 11/11/2016 15h10

O Facebook pediu desculpas após remover equivocadamente a foto de um sobrevivente de queimaduras da rede social.

A imagem do ex-bombeiro sueco Lasse Gustavson --marcado por graves cicatrizes faciais após combater um incêndio quando ele tinha vinte anos de idade-- foi postada pelo amigo Bjorn Lindeblad, que queria homenageá-lo pelo seu aniversário de 60 anos.

Após a foto ser removida duas vezes consecutivas no Facebook, Lindeblad decidiu publicar um post no próprio Facebook para pedir que aos amigos que espalhassem a imagem "de uma das mais belas almas" --como ele mesmo descreveu-- pela rede social.

Em seu post, Lindeblad desabafou:

"Você quer me ajudar a protestar contra a política nojenta do Facebook ? Compartilhe ou espalhe esta foto de uma das mais belas almas que eu conheço. Agora eu coloco pela terceira vez em 36 horas. Facebook removeu a imagem sem explicação duas vezes. E depois me excluiu do Facebook. Eu não fiz nada. Desde que entrei em contato com várias pessoas com queimaduras, elas me explicaram que fotos de vítimas com queimaduras muitas vezes são classificadas na mesma categoria. Quão sexista e racista é o Facebook. Suspiro. Então vamos deixar o Facebook saber o que nós pensamos sobre essa política espalhando esta foto loucamente! (...)

E não é que a missão deu certo? A foto do ex-bombeiro sueco chegou a ser compartilhada mais de 10 mil vezes. 

O caso não incomodou Gustavson. "Se eu tivesse 24 anos, provavelmente me sentiria ofendido e chateado ao saber que as minhas fotos foram consideradas erradas e desagradáveis", disse o ex-bombeiro ao "The Telegraph". "Era um momento muito volátil e sensível... mas não agora, depois de ter vivido tanto tempo com as minhas queimaduras."

Um porta-voz do Facebook informou ao "The Huffington Post" que o post tinha sido removido por engano e que a empresa já tinha entrado em contato com Lindeblad para pedir desculpas.