Topo

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 06h00

Você que usa o Facebook diariamente deve ter percebido que às vezes a rede social te lembra automaticamente de postagens antigas. E, quem sabe, você poste isso de novo na sua linha do tempo.

Mas justamente por ser automático, recursos como o "Memórias" podem ser meio incômodo por não saber interpretar contextos muito bem. Algo parecido com ele, o "Year in Review", recebeu críticas de um usuário que teve a filha morta em 2014 exposta pelo recurso.

Não precisa ser uma tragédia como essa, mas algo minimamente desagradável e mais comum de acontecer é o final de um relacionamento amoroso. E quando ele acaba mal, os envolvidos não gostam de ser lembrados daqueles momentos que foram felizes na época, mas que se tornam amargos de recordar hoje em dia.

O Facebook permite que isso não aconteça. Siga os passos abaixo para personalizar seu perfil e impedir que determinadas pessoas ou épocas são sejam mais resgatadas pelo "Memórias".

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em um navegador, entre normalmente em sua conta pessoal do Facebook e depois digite e entre na URL facebook.com/onthisday.

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Clique em preferências, um botão na área superior à direita com ícone de engrenagem.

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Lá você encontra duas opções: filtros por pessoas e por datas. Vamos começar pela primeira opção. Clique em "Pessoas".

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na nova janela, digite as primeiras letras do nome da pessoa cujas memórias você queira bloquear. Após aparecer uma curta lista, selecione a pessoa e clique em "Salvar".

As publicações em que essas pessoas foram "tagueadas", ou seja, marcadas, serão filtradas para que não apareçam mais como memória no seu feed do Facebook. "Lembre-se de que você pode desfazer a amizade ou bloquear uma pessoa com a qual não deseja ter conexões no Facebook", lembra a rede social.

Lembre-se também que se você postou fotos vídeos da pessoa sem marcá-la —inclusive no Instagram que tenham ido para o Facebook— este conteúdo não será filtrado pelo Facebook e pode eventualmente se tornar uma memória nova.

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora para bloquear memórias por data, repita os passos anteriores até a janela de preferências, depois clique em "Datas" e na janela seguinte, em "Selecionar datas".

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A nova janela vai mostrar as datas de início e fim do período que você quer filtrar. Após clicar em "Concluir", é possível adicionar mais de um período no filtro.

Acabou o romance e não quer mais memórias disso no Facebook? Saiba bloquear - parte 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Caso não precise mais do filtro por pessoa ou por data (reatou o romance, por exemplo?), refaça todos os passos anteriores para alcançar a janela de filtros por pessoa ou a por datas. Em ambas, clique no "X" ao lado de cada filtro para exclui-lo. No de data, também pode clicar em "editar" (aparece à esquerda do "X", quando você aproxima o ponteiro do mouse) para refazer as datas.