Topo

App "cópia" do Orkut volta à Play Store após suspensão

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/08/2016 19h14Atualizada em 18/08/2016 19h46

Em setembro de 2014, um brasileiro esperto criou o Orkuti para "substituir" o Orkut, que foi fechado pelo Google naquele mesmo mês. Tudo ia bem até esse agosto de 2016, quando o app foi removido da Play Store. Mas menos de 24 horas depois, ele voltou com um novo nome: Orkut.one.

O motivo da retirada do app não foi explicado pelo Google, dono da loja de aplicativos, mas a suspensão estaria relacionada a plágio, já que a rede social brasileira tem nome e identidade visual muito parecidas a do Orkut. O nome mudou, já a interface...

Em nota, o Google disse não comentar sobre aplicativos específicos, mas ressaltou que as suas políticas "são projetadas para fornecer uma melhor experiência para usuários e desenvolvedores" e que o app teria violado tais regras. O Orkut.one não respondeu ao contato feito pela reportagem.

O Orkut.one é gratuito e conta com mais de 500 mil downloads. Assim como o "primo" famoso, a rede social traz comunidades, viabiliza o envio de scaps (recados privados a amigos) ou depoimentos, além de permitir que usuários avaliem quão confiáveis, legais e sexy seus amigos são.

Além da versão mobile, exclusiva para Android, o Orkut.one conta com uma versão para PC. Vale lembrar que não é possível resgatar a antiga conta do Orkut na nova plataforma, que não tem nenhuma ligação com a rede anterior. É preciso fazer um novo cadastro.

Na página oficial do finado Orkut, a rede social "Hello" é apresentada como a próxima geração de rede social.