Topo

Veja o que já se sabe sobre o novo Samsung Galaxy Note

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 06h00

Um novo Samsung Galaxy Note será lançado nesta terça-feira (2), em um evento a ser realizado nos Estados Unidos, a partir das 12h (horário de Brasília).

Embora a empresa sul-coreana tenha mantido o sigilo sobre as novidades de sua linha de phablets [smartphones com telas grandes], sites especializados, assim como o jornalista Evan Blass --que tem fama de se antecipar aos anúncios oficiais das fabricantes--, têm divulgado diversas informações com as funções que os novos aparelhos devem conter. Não dá para garantir que as expectativas estejam 100% certas, mas, historicamente, essas fontes costumam acertar.

1. Note 6 ou Note 7
Se fosse seguir a sequência de lançamentos, o novo aparelho da linha deveria se chamar Note 6. Mas, ao que tudo indica, a Samsung parece ter resolvido dar um pequeno salto e batizar o lançamento de Note 7. Acredita-se que a ideia da Samsung é alinhar a linha de smartphones de produtividade com os números da linha "S". Em 2015, foram lançados o S6 e o Note 5. Neste ano, seriam a vez do S7 --já lançado-- e do Note 7.

2. Leitor de íris
Essa é uma das principais promessas do Note 7, que possivelmente será capaz de desbloquear o aparelho pelo reconhecimento da íris do usuário com a utilização de raio infravermelho. Segundo rumores, a tecnologia só vai funcionar caso o aparelho esteja a uma distância de 25 cm a 30 cm do rosto. Óculos também podem dificultar o reconhecimento.

3. Tela maior
A nova versão do top de linha da Samsung pode ganhar 0,1 polegada a mais na tela, que, possivelmente, será de 5,8 polegadas.

4. Muito mais memória RAM
Os rumores dizem que o aparelho terá 6 GB de memória RAM --responsável por armazenar dados temporários para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. Um excelente recurso para os usuários multitarefas e que precisam usar várias aplicações simultaneamente. Vale lembrar que o modelo anterior --que já é bastante rápido-- tem 4 GB de RAM. 

5. Novo padrão de cartão de memória
Diferentemente da versão anterior, o Note 7 deve voltar a aceitar cartão de memória, mas não os convencionais. A expectativa é que o aparelho seja compatível aos cartões UFS, que são muito mais rápidos que o microSD tanto no desempenho em leituras como na gravação de dados.

6. Sem muitas novidades nas câmeras
Parece que a Samsung não investiu muito nas câmeras do Note 7, pelo menos no que diz respeito aos megapixels dos sensores. Acredita-se que pode haver até um retrocesso. Enquanto a versão anterior tem 16 MP (principal) e 5 MP (frontal), a expectativa é que a nova tenha 12 MP e 5 MP, respectivamente. Vale lembrar que os megapixels não estão relacionados diretamente à qualidade das fotos, mas sim à capacidade de ampliação. Mas a câmera frontal deve contar com maior abertura e flash LED (o que pode ser uma boa para amantes de selfies). 

Agora resta esperar pelo anúncio oficial para ver se os rumores se confirmam.