Topo

Vi meu faturamento subir 100%. A crise me beneficia, diz youtuber Dani Noce

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

09/11/2015 06h00

Após três anos de dedicação, investimento e muita persistência, o hobby se transformou em um trabalho. A brincadeira ganhou status de profissão. E os gastos, finalmente, trouxeram lucros, mesmo em meio à crise econômica brasileira. Esse foi o processo de transformação de Danielle Noce, que com um canal de culinária, estilo de vida e viagem alcançou mais de 676 mil inscritos e mais de 47 milhões de visualizações.

"Quando entrei no Youtube nem sabia que isso poderia dar algum dinheiro e, na real, não deu durante muito tempo", afirmou Danielle, que conta ter subido os primeiros vídeos no canal do Google apenas para conseguir ter um link para divulga-los. "Queria muito abrir uma confeitaria no exterior e comecei a gravar algumas receitas de um menu imaginário. Com o meu jeito desastrado de ser, o Paulo [marido e cineasta] acreditou que aquilo poderia dar certo. E não é que deu?."

A confeitaria não saiu do papel e nem faz mais parte dos planos da jovem de 31 anos, que acabou ganhando uma nova profissão: youtuber. "No início, tinha que conciliar a publicação dos vídeos com o meu antigo trabalho. Até que surgiu o meu primeiro publi", relembra Danielle. Esse primeiro anúncio não foi suficiente para que a jovem se sustentasse, mas serviu de incentivo para que ela se dedicasse integralmente à atividade. 

Profissão: youtuber

"O Youtube é algo que não dá para prever o que pode acontecer. Há pessoas que conseguem alavancar rápido, outras levam um pouco mais de tempo. Por isso é importante ter persistência", afirma a youtuber, que atribui o sucesso de seu canal à sua personalidade --um tanto desastrada, mas muito bem-humorada--, bem como a do marido --diretor, cinegrafista e comentarista dos vídeos. Sucesso que conta ainda com o suporte de uma equipe composta por nove pessoas. 

Os vídeos publicados no canal passaram a ter uma frequência muito maior. Tudo começou com uma publicação a cada 15 dias. Atualmente, Danielle Noce publica quatro produções inéditas por semana. "Não tem como dizer que youtuber não é uma profissão. Não conseguiria fazer outra coisa. Trabalho de 18 a 20 horas por dia, sem final de semana", relata a jovem, que diz fazer questão de manter contato assíduo com os seus seguidores --formado majoritariamente  pelo público feminino (77%), com idade entre 18 a 34 anos.

A revolução na vida de Danielle começou há cerca de um ano e meio. "Nos últimos meses, vi meu faturamento subir de 30% a 100%. Passou de um pouquinho para um poucão", disse a youtuber, que não revelou o faturamento bruto. Ela, no entanto, disse não ter sido afetada pela crise econômica. "Pelo contrário. Posso dizer ter sido beneficiada de certa forma."

"De seis meses para cá, foi uma revolução de mercado. Eu acho que as empresas estão com menos budget, o que dificulta fazer publicidade na TV e nas mídias mais tradicionais. A solução tem sido migrar para mídias alternativas, como Youtube e Instagram", relata a jovem. "Ou seja, essa mudança favoreceu muito não só a mim, mas a todas as pessoas que atuam nessas redes".

Formas de ganhar dinheiro 

Como aponta Danielle, há diversas formas de ganhar dinheiro com um canal no Youtube. A mais comum é o AdSense --anúncios em texto, imagem e vídeo que aparecem no início ou no rodapé das publicações. "Até dá um dinheirinho, mas é bem pouco, a não ser que você tenha muitas visualizações", afirma a youtuber, que também cita o marketing direto e indireto. "As empresas podem pagar para que você exiba um produto sem dar ênfase a ele ou com destaque."

As publicações nas mais variadas redes sociais --como Snapchat, Facebook e Instagram--também podem ser monetizadas. Outra fonte de renda de Danielle é o licenciamento de produto. "Hoje, tenho um topo de bolo, estou indo para um segundo livro e estou para lançar uma linha de esmalte", afirma a youtuber, que diz fazer eventos --o mais recente foi o São Paulo Fashion Week-- e palestras. Ela reserva ainda um tempinho para um programa no canal de televisão Food Network, que está em sua segunda temporada.

Formada em moda, especialista em gestão do luxo, confeitaria e panificação, Daniella ainda reserva um tempo do seu dia para manter dois sites --um de gastronomia e o outro de estilo de vida. "Apesar das diversas atividades, meu canal no Youtube é o mais importante, mas sem menosprezar as outras mídias. Até porque, atualmente, é ele que tem aberto as portas para todas as minhas conquistas."

A mais importante das conquistas, segundo ela, foi o seu livro. "Mas não posso deixar de dizer das viagens. Neste ano, tive a oportunidade de viajar para muitos lugares que não conhecia. E, é claro, fazer que realmente gosto e acredito."