Topo

Drone auxilia bombeiros no resgate de jovens ilhados em correnteza nos EUA

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 19h14

O Corpo de Bombeiros de Auburn, no Alabama (Estados Unidos), recorreu a um drone para resgatar dois jovens ilhados nas correntezas de um rio de Mechanic Falls (Maine). 

Além de auxiliar no monitoramento do resgate, a aeronave não tripulada foi utilizada como ponte para a entrega de colete salva-vidas a uma das vítimas que estava sem a proteção (como pode ser visto no vídeo acima).

Com o suporte do drone, a equipe de emergência usou um barco inflável para levar os jovens de volta à costa. "O resgate técnico correu muito bem", definiu Corpo de Bombeiros de Auburn, em sua página no Facebook

Segundo Frank Roma, chefe da corporação, o modelo de drone usado foi o DJI Phantom 3, com câmera embutida e capacidade de gravar vídeos em 4K. O aparelho consegue sobrevoar a uma distância de até 1,9 quilómetros.

Em entrevista à rede de televisão norte-americana WMTW, Roma relatou que a máquina é seu "brinquedo pessoal, não um equipamento oficial". Ele, no entanto, ressaltou estar ansioso para ver mais aeronaves não tripuladas serem utilizadas em campo e aposta no sucesso da operação para propiciar a adesão. (*Com informações do site norte-americano Engadget)