Topo

Google lança app para guardar e organizar fotos sem limite de armazenamento

Anil Sabharwal, diretor do Google Photos, anuncia novo app durante a conferência Google I/O 2015, realizada em San Francisco (EUA) -  Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Anil Sabharwal, diretor do Google Photos, anuncia novo app durante a conferência Google I/O 2015, realizada em San Francisco (EUA) Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 15h16Atualizada em 01/06/2015 10h38

O Google anunciou nesta quinta-feira (28), durante conferência para desenvolvedores realizada em San Francisco (Califórnia, EUA), uma atualização do aplicativo Google Photos, usado organizar imagens e editá-las. De acordo com a empresa, o espaço para armazenamento passa a ser ilimitado. O programa já estava disponível para o sistema do Google. No entanto, a partir desta quinta as novas funcionalidades serão liberadas para as plataformas Android, iOS e web (photos.google.com).

Segundo a empresa, apesar de ser ilimitado, eles prometem não comprimir (reduzir o tamanho) de imagens com resolução de até 16 megapixels e de vídeos gravados com resolução até 1080p.

O programa automaticamente sincroniza fotos e vídeos com os outros dispositivos que o usuário tiver. Além disso, ele conta com várias funções inteligentes. O aplicativo, por exemplo, permite separar imagens por pessoa através da detecção facial e lugares (quando as imagens contam com geolocalização).

Para Android e iOS, Google Photos quer ser a central de imagens e vídeos do usuário - Divulgação - Divulgação
Para Android e iOS, Google Photos quer ser a central de imagens e vídeos do usuário
Imagem: Divulgação

A navegação no novo programa lembra um pouco a organização do rolo de câmera do iOS. Conforme o usuário dá “zoom” em sua coleção, ele navegará por ano, meses, semanas e dias.

O Google Photos conta com um assistente que sugere montagens com imagens e vídeos armazenados na biblioteca do usuário.

No que diz respeito a compartilhamento, o novo aplicativo possibilitará enviar o link de uma página com os arquivos que o usuário deseja passar para um amigo. Para abrir o arquivo, não será necessário ter um programa instalado, basta ter uma conexão de internet e um navegador.