Topo

Distração com celular é uma das principais causas de acidente nos EUA; veja

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 21h24

A distração, que inclui o uso do smartphone ao volante, é responsável por quase seis em cada dez acidentes de carro envolvendo adolescentes americanos, segundo a Fundação AAA para Segurança no Trânsito. O índice, como aponta a instituição sem fins lucrativos, é quatro vezes maior do que as estimativas dos relatórios policiais.

Foram analisados seis segundos de cerca de 1.700 vídeos que flagram motoristas adolescentes antes de acidentes moderados ou graves. Os resultados mostraram que a distração é responsável por 58% de todos os acidentes estudados. Já o NHTSA --departamento de Trânsito dos Estados Unidos--  estima que a distração seja responsável por 14% de todos os acidentes envolvendo motorista adolescente.

"O acesso a vídeos de acidentes nos permitiu compreender melhor os momentos que antecederam a um impacto", disse Peter Kissinger, presidente da Fundação AAA para Segurança no Trânsito. "A análise em profundidade fornece provas irrefutáveis de que os motoristas adolescentes estão distraídos em uma porcentagem muito maior do que era previsto."

A forma mais comuns de distração, segundo o levantamento, é a interação com passageiros, que é responsável por 15% dos acidentes. O uso do dispositivo móvel aparece em segundo lugar, com 12%.   

Os pesquisadores descobriram que os motoristas que usavam o smartphone antes dos acidentes --seja para fazer ligações ou mandar mensagens-- passaram em média quatro dos seis segundos sem olhar para a estrada. Também foram medidos os tempos de reação diante das colisões traseiras. Os adolescentes que interagiam com o dispositivo não reagiram mais da metade do tempo antes do impacto.

Os adolescentes, segundo dados nacionais, são responsáveis pela maioria dos acidentes de trânsito nos Estados Unidos. Em 2013, 963 mil motoristas com idades entre 16 e 19 estiveram envolvidos em acidentes. Esses acidentes resultaram em 383 mil feridos e 2.865 mortes.