Topo

App Bitmoji permite criação e envio de emojis personalizados

Disponível para Android e iOS, Bitmoji ajuda a criar emojis customizados - Divulgação
Disponível para Android e iOS, Bitmoji ajuda a criar emojis customizados Imagem: Divulgação

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

17/12/2014 06h01

Na época do MSN eram os emoticons, hoje são os emojis. As carinhas e símbolos representados por ícones dominaram conversas em programas de bate-papo e postagens em redes sociais. O aplicativo Bitmoji (www.bitmoji.com) permite que o usuário crie um avatar personalizado e use-o como um emoji em conversas de texto. Ele está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais iOS (http://zip.net/bkqrFC) e Android (http://zip.net/blqq3q).

A ferramenta permite que o usuário faça um personagem e use-o em mensagens ou posts. É possível personalizar o formato do rosto, do nariz e da boca. As cores dos olhos e da pele também podem ser modificadas, assim como o estilo do cabelo e o modelo das roupas.

Quando o avatar estiver pronto, é possível enviá-lo para amigos via WhatsApp, Hangouts, SMS e e-mail. As figuras do personagem são disponibilizadas em várias situações diferentes (triste, feliz, apaixonado, nervoso), o usuário é quem deve escolher qual deseja compartilhar.  O emoji também pode ser postado em redes sociais como Facebook e Tinder.

Os smartphones com iOS permitem que os emojis sejam acessados pelo próprio teclado do celular. Já no sistema Android, uma miniatura do personagem aparece na tela e funciona como um atalho. Ela pode ser posicionada em qualquer lugar do visor. Com isso, não é necessário fechar a janela da conversa para selecionar outro emoticon.

Para acessar o Bitmoji, é necessário criar uma conta com um endereço de e-mail válido ou entrar com o Facebook. Depois disso, basta seguir as instruções fornecidas pelo app e criar seu emoji personalizado. A ferramenta é intuitiva e não apresenta grandes dificuldades quanto a usabilidade.

Para criar e compartilhar um avatar no Bitmoji siga os passos abaixo. O tutorial foi realizado em um smartphone com sistema iOS, mas o procedimento para Android é praticamente idêntico.