PUBLICIDADE
Topo

Recurso de transporte público no Google Maps chega a todas cidades da Copa

Recurso do Google Maps exibe informações do transporte público da cidade, como as linhas de ônibus - Divulgação
Recurso do Google Maps exibe informações do transporte público da cidade, como as linhas de ônibus Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 06h00Atualizada em 17/04/2014 09h47

O Google anunciou a expansão do recurso que mostra no Google Maps as opções de transporte público disponíveis na região. A funcionalidade chegará, a partir desta quarta-feira (16), às  cidades de Manaus (AM), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Cuiabá (MT) e Natal (RN).

Em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), a ferramenta já está disponível desde 2008. Com as novas localidades, o número de municípios com o recurso no Brasil sobe para 22, incluindo todos os que sediarão jogos da Copa do Mundo.

Para usar a ferramenta, é preciso criar uma rota entre dois endereços no Google Maps. Em seguida, aparecem três ícones: um carro, um boneco (a pé) e um ônibus. Se quiser seguir via transporte público, o usuário deve utilizar o ônibus. O app está disponível gratuitamente para desktops e smartphones com Android e iOS.

O serviço exibe informações como quais são linhas de ônibus, trens e metrôs da região, preços de tarifas, rotas e em quanto tempo o próximo ônibus passará naquele ponto. Este último dado, no entanto, é somente uma estimativa. As informações são coletadas em parcerias com órgãos públicos, como a SPTrans em São Paulo.

Na capital paulista estão mapeados 18.538 pontos de ônibus, metrô e trem em 1.292 rotas. Já na cidade do Rio de Janeiro são 7.750 paradas de transportes públicos em 524 rotas.