Topo

Sensor que dá 'voz' a plantas alerta no iPad quando elas precisam de água

Sensour da Koubachie analisa plantas durante ciclo de regadas e  passa a identificar tudo o que ela precisa - Juliana Carpanez/UOL
Sensour da Koubachie analisa plantas durante ciclo de regadas e passa a identificar tudo o que ela precisa Imagem: Juliana Carpanez/UOL

Juliana Carpanez*

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

10/09/2013 06h01

A empresa suíça Koubachi quer dar voz às plantas que você tem em casa. Com visual que lembra o de um taco de golfe, o sensor desenvolvido pela companhia analisa o vegetal durante um ciclo de duas regadas e então passa a identificar tudo o que ele precisa. O alerta é feito via aplicativo para iPhone e iPad, que notifica quando é necessário regar, borrifar ou fertilizar a planta.

  • Juliana Carpanez/UOL

    Detalhe do aplicativo Wi-Fi Plant para iPad

Para que o produto funcione corretamente, o usuário precisa identificar a espécie usando uma enciclopédia desenvolvida pela Koubachi. Essa informação é associada a outros dados relevantes para os cuidados, como o clima na região e a estação do ano. O sensor também identifica se a luz no local é apropriada.  

Se o vaso ficar sempre no mesmo lugar, o usuário pode tirar o sensor e colocá-lo em outro vegetal (as informações daquela primeira planta serão armazenadas, e o app continuará enviando os alertas).  

Há duas versões do produto. O modelo para ambientes internos custa 89 euros (cerca de R$ 268), enquanto a versão que também pode ser usada fora de casa sai por 119 euros (cerca de R$ 360). A companhia foi fundada em 2009 por universitários que recebem ajuda de uma agência do governo suíço de promoção à inovação. 

* A jornalista viajou a convite da Philips.