Topo

Coreia do Norte anuncia fabricação de celular com sistema próprio e câmera de 'muitos pixels'

Telefone celular Arirang tem plataforma própria e "muitos pixels", segundo agência estatal - AFP
Telefone celular Arirang tem plataforma própria e 'muitos pixels', segundo agência estatal Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

13/08/2013 09h48

A KCNA (sigla em inglês para agência central de notícias da Coreia) divulgou recentemente a visita do líder norte-coreano, Kim Jong-um, a uma fábrica local chamada 11 de maio. De acordo com o comunicado publicado no sábado (10), o complexo começou há alguns dias a fabricação de um telefone celular chamado Arirang, que roda um sistema operacional próprio.

Segundo a agência, o aparelho com tela sensível ao toque “oferece a melhor conveniência aos usuários, enquanto garante sua segurança”.  Além disso, a câmera teria “muitos pixels”. 

“Ele [Jong-um] apreciou a criatividade e entusiasmo patriótico com o qual os oficiais e funcionários da fábrica construíram uma fundação sólida para a produção em massa de telefones portáteis”, diz a agência. O texto divulgado em inglês (com uma tradução esquisita) fala que essa estrutura é responsável pela produção de modernos aparelhos. A localização da fábrica não foi divulgada.

  • AFP

    Agência estatal divulgou fotos oficiais da visita do líder norte-coreano à fábrica de celulares

Ao olhar a marca Arirang estampada no celular, continua o texto, Jong-um afirmou que a produção em massa de itens com a marca da Coreia do Norte alimenta o orgulho nacional e o respeito próprio do povo. Ele teria dito ainda que a melhora na qualidade dos produtos e estímulo à produção fará com que as pessoas gostem de itens nacionais, que terão mais demanda.

Em fevereiro deste ano, uma foto divulgada pela agência estatal do país mostrava Jong-Um usando um smartphone de marca não identificada. Em março, ele apareceu trabalhando em uma mesa na qual havia um computador Macintosh, da Apple.