Topo

Fundador da McAfee foge após morte de vizinho; polícia de Belize faz apelo para ele se apresentar

Em foto de 8 de novembro de 2012, John McAfee faz apresentação durante cerimônia em Ambergris Caye - Ambergris Today Online-Sofia Munoz/AP
Em foto de 8 de novembro de 2012, John McAfee faz apresentação durante cerimônia em Ambergris Caye Imagem: Ambergris Today Online-Sofia Munoz/AP

14/11/2012 16h46

A polícia de Belize (na América Central) fez um apelo nesta terça-feira (12) para que John McAfee, 67, fundador da empresa de antivírus McAfee, se apresente às autoridades. Os policiais querem interrogar McAfee sobre a morte de seu vizinho: o corpo do também americano Gregory Faull, 52, foi encontrado na ilha de Ambergris Caye no domingo (11) com um tiro na cabeça. Desde então, o empresário aposentado está desaparecido.

Em entrevista por e-mail à agência de notícias Associated Press, McAfee escreveu: “Suspeito ou não, acho que o governo me quer fora de seu caminho. Muitas pessoas já morreram quando estavam sob custódia [preso por autoridades para averiguações] neste país, então não ficarei sob custódia deles”.

Segundo a AP, a polícia belizenha acredita que McAfee ainda esteja na ilha. “Queremos encorajá-lo a se apresentar. Se ele se sente ameaçado, precisamos dizer a ele: ‘venha com alguém, mas venha. Vamos resolver esse crime e você poderá se livrar’”, afirmou nesta terça-feira Raphael Martinez, porta-voz do Ministério de Segurança Nacional de Belize.

Martinez afirma que duas pessoas já foram detidas para averiguação e que os motivos do crime ainda são desconhecidos. Marco Vidal, responsável pela unidade de combate ao crime organizado, afirmou à revista “Wired” que McAfee é o “principal suspeito”.

McAfee disse à revista não ter intenções de deixar a ilha: “Gosto daqui, é o melhor lugar da Terra”. Ele se mudou para Belize em 2008, depois de se aposentar (sua empresa foi vendida para a Intel em agosto de 2010 por cerca de US$ 7,7 bilhões).

Fuga
McAfee contou por telefone à equipe da “Wired” como escapou da polícia no domingo, quando viu as autoridades chegando a sua casa: enterrou-se na areia com uma caixa sobre a cabeça (para poder respirar). “Foi extremamente desconfortável. Mas eles me matarão se me encontrarem”, afirmou. 

  • San Pedro Sun/Reuters

    O empresário americano Gregory Faull, em foto tirade em agosto. Ele foi encontrado morto 

Questionado sobre o que sabia em relação à morte do vizinho, ele disse: “Nada, a não ser que tomou um tiro”. McAfee afirmou estar preocupado, acreditando que quem matou Faull estava na verdade atrás dele. “Eles se enganaram, entraram na casa errada. Ele está morto, matarem ele. Isso me assustou.” Ao lado do corpo, havia uma cápsula de revólver 9 mm.

A "Wired" – que já estava coletando informações sobre McAfee para uma reportagem com o empresário -- conta que os dois vizinhos entraram em conflito por causa dos cachorros que McAfee tinha em casa. Faull se queixava dos animais e fez uma reclamação formal na semana passada. Segundo McAfee, os cachorros foram envenenados na sexta-feira (9) à noite.

Briga com autoridades
O cofundador da empresa de antivírus, no entanto, disse não acreditar que Faull tenha feito isso. Ele culpa pela morte dos cachorros as autoridades de Belize, com quem está em confronto há alguns meses. “Não é algo que ele [Faull] faria. Ele era uma pessoa brava, mas jamais machucaria um cachorro.”

Em abril, a unidade de combate ao crime organizado fez uma busca na casa de McAfee após acusá-lo de produção de metanfetamina e posse irregular de armas. As acusações foram retiradas, mas ele disse acreditar que o governo está contra ele. A morte dos cachorros, afirmou à “Wired”, foi apenas mais uma tentativa de fazê-lo deixar o país (ele não explica o motivo).

“Você pode dizer que sou paranoico, mas eles vão me matar. Não há dúvidas. Há meses eles tentam me matar. Querem me silenciar. Não sou querido pelo primeiro ministro, sou uma pedra no caminho de todos.”

Confrontado com as afirmações, Marco Vidal, do combate ao crime organizado, respondeu: “Isso não é verdade. Esse cara me surpreende a cada dia. Não temos nada pessoal contra o Sr. McAfee e não haveria motivos para envenenar seus cachorros”.

  • San Pedro Sun/HO/AFP

    Casa do empresário americano Gregory Faull, onde ele foi encontrado morto. John McAfee, seu vizinho, fugiu após a descoberta do corpo no domingo (11) em Ambergris Caye, Belize

(Com AP e Wired)