Topo

Vai de bike? Aplicativos mostram pontos de aluguel e monitoram o exercício

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

09/10/2012 06h07

Se você opta pelo uso da bicicleta – seja por lazer ou até como meio de transporte --, saiba que há vários aplicativos para smartphone que tornam mais fácil encontrar essa alternativa e até gerenciar seu desempenho, controlando a velocidade, distância percorrida ou quantidade de calorias queimadas no exercício. Confira a seguir algumas dessas opções.

Bike Sampa

Em maio de 2012, foi lançado em São Paulo um projeto para aluguel de bicicletas promovido pela prefeitura, em parceria com a iniciativa privada. Com o aplicativo Bike Sampa é possível comprar passes via smartphone para o uso das bikes (com pagamento via cartão de crédito), além de encontrar as estações de aluguel mais próximas, com distância em quilômetros e endereços em lista ou mapas. Ele também permite visualizar o número de bicicletas disponíveis no momento em cada unidade de locação. Uma ressalva técnica: durante nossos testes o aplicativo mostrou um link errado para informações, além de travar na hora de exibir a lista de estações.

Grátis para iPhone e Android

Bike Rio

Os cariocas também podem usar o smartphone para alugar bicicletas, com a vantagem de terem mais pontos disponíveis do que em São Paulo (o aplicativo mostrou mais de 50 endereços ativos, contra 25 da versão paulistana).

Depois de preenchido um cadastro, que inclui o fornecimento de dados de cartão de crédito e criação de uma senha, basta encontrar a estação mais próxima, conferir a disponibilidade de bicicletas e fazer a solicitação de aluguel pelo aplicativo.

Grátis para iPhone e Android

Road Bike Cycling Computer

Ferramenta para quem quer monitorar seus passeios ou treinos de bicicleta, com o uso do sistema de GPS do smartphone.

O programa tem interface em vários idiomas, incluindo o português (apenas para os textos) e exagera um pouco na quantidade de informações exibidas simultaneamente na tela.

O Road Bike Cycling mostra o tempo gasto, distância percorrida, velocidade, as calorias que foram queimadas e até o trajeto percorrido, em um mapa do Google. Recursos adicionais, como download de mapas, só estão disponíveis na versão Pro.

Grátis (versão paga custa US$ 5,99) para iPhone

MapMyRide

Programa para quem gosta de compartilhar suas rotas de bicicleta com os amigos. O app, disponível em inglês, captura os dados do trajeto, como tempo, distância e velocidade, utilizando o recurso de GPS. Depois, eles podem ser enviados via aplicativo, rede social ou por e-mail. Na versão para Android também é possível capturar fotos das rotas a partir do software.

Inclui informações nutricionais e uma calculadora de calorias, que leva em conta dados como altura e peso, além do nível de atividade física realizado na semana. Com isso, o usuário tem uma ideia de quanto ainda precisa se exercitar e queimar gordurinhas.

Grátis para iPhone e Android