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Perfil no Facebook acusa "Gina Indelicada" de copiar piadas; autor culpa "funcionário"

Imagem do perfil "Gina, Kibadora Indelicada" do Facebook; página mostra que "Gina Indelicada" copiou piadas de usuários do Twitter - Reprodução
Imagem do perfil "Gina, Kibadora Indelicada" do Facebook; página mostra que "Gina Indelicada" copiou piadas de usuários do Twitter Imagem: Reprodução

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 13h38Atualizada em 30/08/2012 16h43

Na última semana, o perfil fictício do Facebook “Gina Indelicada” ganhou grande notoriedade. Foi alvo de diversas reportagens (inclusive do site da revista “Forbes”) e até deu entrevistas. No entanto, na noite desta quarta-feira (29) um perfil no Facebook de nome parecido (“Gina, Kibadora Indelicada”) se dedicou a mostrar que a “Gina Indelicada” copiava piadas (algumas antigas) de usuários do Twitter.

O dono do perfil, o estudante de publicidade Ricck Lopes,19, reagiu no Twitter aos comentários causados pela “Gina, Kibadora Indelicada”.  Segundo Lopes, ele estava pagando uma pessoa para postar e ele não sabia que as piadas eram cópias de outras.

O perfil “Gina, Kibadora Indelicada” se define como uma “homenagem especial à rainha do plágio”. Na página, há basicamente capturas de tela de piadas originais postadas no Twitter com as postagens copiadas pela “Gina Indelicada”.  Há pelo menos dez exemplos de piadas inspiradas em tuítes. Veja o exemplo abaixo:

  • Reprodução

    Postagem do perfil "Gina, Kibadora Indelicada" mostrando plágio da "Gina Indelicada no Facebook"

O nome “kibadora”, do perfil que “denuncia” a Gina, vem do termo “kibar”.  Na internet, a palavra designa plágio, quando alguém copia um conteúdo e não dá a fonte.

Para entender a “Gina”

A página do Facebook “Gina Indelicada” ganhou notoriedade (tem mais de 1,5 milhão de curtidas) por postar piadas com perguntas (supostamente) enviadas por internautas.

Como o  próprio nome sugere, a “Gina Indelicada”, que faz alusão e usa o logotipo da marca de palitos de mesmo nome, sempre tinha respostas engraçadas e atravessadas. Por exemplo: “Gina, você não sente vontade de ter alguém que possa chamar de ‘mor’?”. Ela respondeu : “Com certeza, adoraria ter alguém para chamar de mor....domo.”  Esta piada, inclusive, é apontada como uma cópia de uma postada no Twitter.

Em entrevista ao programa do Danilo Gentili, exibido na  Band, Lopes disse que antes de lançar a página pensou em uma série de estratégias para fazer a página ter sucesso. E que o formato chat (como são as postagens do perfil) veio com a experiência dele em uma outra página do Facebook, chamada Muito Tédio. "Essa fan-page era como meu laboratório. Eu fazia uma série de testes de formato de conteúdo para verificar quais funcionavam e como as pessoas reagiam. E eu percebi que o formato chat rendia muito bem em todos os tipos de interações [da rede social]", disse.

No que diz respeito a postar conteúdo não original, o estudante de publicidade não vê problema em adaptar conteúdos já existentes. "Acho que tudo hoje em dia se reinventa. Deve ter umas 15 piadas postadas que foram reinventadas. Eu não acho nada demais tomar um molde diferente do que ela tinha para bombar nas redes sociais. Não acho pejorativo nem errado", comentou durante o programa. Com o sucesso, o estudante informou que até conseguiu emprego.

Após toda a repercussão midiática, a Gina, fabricante de palitos, informou que considerava até fazer uma parceria com o perfil para divulgar melhor a marca. “A nossa vontade, como representantes e gestores da marca, é promover um encontro com o jovem criador desta página para falarmos, inclusive, de projetos futuros”, disse Alfredo Rela Neto, presidente do conselho de administração da empresa, em entrevista ao UOL.