Cerca de 37% das empresas checam redes sociais de candidatos antes de contratá-los

Na hora de tomar a decisão final de contratar um novo empregado, empresas estão consultando os perfis dessas pessoas em redes sociais: cerca de 37% dos empregadores nos Estados Unidos já admitem terem esse hábito. O dado consta em uma pesquisa do CareerBuilder, site especializado em carreiras, divulgada nesta terça (18).
Quando observam os perfis nas redes sociais, cerca de 65% dos empregadores dizem fazer isso para ver como os candidatos se apresentam profissionalmente na internet.
Além disso, aproximadamente metade deles quer ver se o candidato se encaixa na cultura da empresa; também metade deles admite olhar os perfis em redes sociais dos candidatos para saber mais sobre a qualificação dessas pessoas.
A boa notícia para quem usa avidamente Facebook, Twitter e outras redes sociais populares é que a minoria dos empregadores (apenas 12%) disse observar os perfis dos candidatos em busca de motivos para não contratá-los.
“Redes sociais são a forma dominante de comunicação nos tempos atuais, então certamente você consegue obter muitas informações sobre uma pessoa ao ver seu perfil público e online”, explica Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder. “No entanto, empregadores e departamentos de RH devem tomar decisões cuidadosas sobre a relevância que a informação encontrada online sobre os candidatos tem nas qualificações para uma vaga”, alerta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.