Topo

HTC lança dois smartphones voltados para o uso do Facebook

HTC Salsa, lançado no Mobile World Congress 2011, tem botão específico do Facebook - Divulgação
HTC Salsa, lançado no Mobile World Congress 2011, tem botão específico do Facebook Imagem: Divulgação

Da Redação

15/02/2011 10h51

Após vários rumores, publicados em sites internacionais, de que o Facebook estaria negociando com fabricantes a criação de um “Facebook phone”, a HTC apresentou nesta terça-feira (15) no Mobile World Congress dois aparelhos com funções específicas para a rede social: o HTC Salsa e o HTC ChaCha.

“Nós trabalhamos com a HTC por alguns anos para levar o Facebook para os seus dispositivos. A fabricante trouxe a rede social para esses novos dispositivos de uma forma inovadora, que permite que as pessoas se conectem e compartilhem conteúdo de  uma forma tão fácil que eles nunca experimentaram antes”, disse Henri Moissinac, chefe de negócios móveis do Facebook, em comunicado à imprensa.

Em termos práticos, o diferencial dos “Facebook phones” apresentados pela HTC é um botão – separado da área de teclado – com a letra f na cor azul que facilita o compartilhamento de informações e o acesso à rede. Ao segurá-lo por um tempo, por exemplo, é possível acessar a rede social quando estiver conectado à internet.

Quanto às especificações técnicas, ambos os aparelhos têm o sistema Android 2.2 com a interface HTC Sense, porém os smartphones têm hardwares um pouco diferentes.

O HTC ChaCha tem um teclado QWERTY e uma tela touchscreen de 2,6 polegadas. Tem ainda duas câmeras (uma frontal VGA – para fazer videoconferências -- e outra traseira de 5 MP).

Já o HTC Salsa, de diferente, tem apenas a tela touchscreen de 3,4 polegadas e o fato de não ter teclado QWERTY. De resto, as especificações são todas parecidas – inclusive a resolução das duas câmeras.

“Com mais de 500 milhões de usuários ativos, o Facebook tornou-se sinônimo de rede social e nos decidimos criar os telefones mais conectados com um apelo para o mercado de massas”, justificou Peter Chou, CEO da HTC, sobre os aparelhos apresentados no congresso.

Os smartphones HTC ChaCha e HTC Salsa estarão disponíveis nos mercados asiático e europeu até o fim do 2º trimestre.