Topo

Biden diz que China fez lobby contra lei de microchips

09/08/2022 17h56

Washington, 9 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden disse que a China tentou influenciar negativamente a lei de fabricação de microchips que ele assinou nesta terça-feira e que fortalecerá as cadeias de fornecimento para melhorar a posição americana diante da concorrência chinesa.

"Não surpreende que o Partido Comunista Chinês tenha feito lobby ativamente contra este projeto de lei", disse Biden na cerimônia de assinatura da nova lei, que foi aprovada pela Câmara dos Representantes em 28 de julho.

A lei prevê um investimento total de US$ 280 bilhões, dos quais US$ 52,7 bilhões se destinam a incentivar a construção e expansão de fábricas domésticas de semicondutores com subsídios e créditos adicionais.

Tudo isso tem como objetivo reverter a pesada dependência dos EUA dos microchips fabricados no exterior.

"Há mais de 30 anos, 40% da produção mundial desses chips era feita nos EUA", disse Biden, ressaltando que, atualmente, esse percentual é de apenas 10%.

No ato de assinatura, o presidente americano foi acompanhado, entre outras personalidades políticas, pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, cuja visita a Taiwan na semana passada acirrou os ânimos nas relações entre Pequim e a Casa Branca. EFE