Topo

Sem namorado de Kim Kardashian, Jeff Bezos envia mais seis turistas ao espaço

31.mar.2022: foguete New Shepard com seis turistas é lançado como parte da missão NS-20 - Reprodução/Blue Origin
31.mar.2022: foguete New Shepard com seis turistas é lançado como parte da missão NS-20 Imagem: Reprodução/Blue Origin

Em Washington

03/04/2022 09h47Atualizada em 03/04/2022 09h51

A empresa Blue Origin, do magnata americano Jeff Bezos, fundador da Amazon, lançou o foguete New Shepard ao espaço na quinta-feira, com seis turistas a bordo, na primeira viagem organizada pela companhia este ano.

Depois de sofrer vários atrasos, a missão, batizada de NS-20, lançou o foguete New Shepard às 8h58 (horário local, 10h58 de Brasília) de sua plataforma em Van Horn, no Texas.

A cápsula subiu cerca de 100 quilômetros antes de retornar à Terra, cerca de 10 minutos depois. Durante a viagem, a tripulação experimentou dois minutos sem gravidade.

Após a decolagem, o foguete acelerou três vezes a velocidade do som para superar a barreira de 80 quilômetros de altura, que é o limite com o espaço.

A cápsula voou de forma autônoma, sem piloto, e desceu à superfície auxiliada por vários paraquedas.

A bordo estavam:

  • os diretores executivos das empresas Party America e Tricor International, Marty Allen e Marc Hagle, junto com a esposa do segundo, Sharon Hagle;
  • Jim Kitchen, professor da Universidade da Carolina do Norte;
  • um ex-chefe do órgão regulador de aviação dos Estados Unidos, George Nield;
  • e o arquiteto-chefe do foguete New Shepard, Gary Lai.

A princípio, o comediante americano Pete Davidson, namorado de Kim Kardashian, havia anunciado que embarcaria nessa viagem espacial, mas acabou decidindo não se juntar à missão por motivos que não especificou, e seu lugar foi ocupado por Lai.

No último dia 21 de julho, o próprio Bezos participou do primeiro voo de sua empresa ao espaço, que durou 11 minutos. Desde então, a Blue Origin lançou 20 foguetes tripulados.

Entre as celebridades que viajaram com a Blue Origin em seus voos anteriores estão o ator de "Star Trek", William Shatner, e o apresentador do programa "Good Morning America", Michael Strahan.

O foguete espacial, que é reutilizável, foi batizado de New Shepard em homenagem a Alan Shepard, o primeiro americano a chegar ao espaço.

Além de Bezos, os bilionários Richard Branson, proprietário da Virgin Galactic, e Elon Musk, fundador da SpaceX, também entraram na corrida para atrair turistas bilionários e celebridades para suas viagens espaciais.