Topo

Procuradores dos EUA pedem que Instagram desista de criar versão infantil

10/05/2021 23h09

San Francisco (EUA), 10 mai (EFE).- Os procuradores-gerais de 44 estados e territórios dos Estados Unidos pediram nesta segunda-feira que o Instagram desista dos planos de criar uma versão para menores de 13 anos.

Em carta, os procuradores-gerais de estados como Califórnia, Nova York e Texas e territórios como Porto Rico afirmam que o uso das redes sociais pode ser "prejudicial para a saúde e o bem-estar" dos menores de idade.

Os procuradores criticam o Facebook, proprietário do Instagram, por não ter feito o suficiente no passado para "proteger o bem-estar das crianças em suas plataformas", e citam como exemplo o aplicativo Messenger Kids, voltado a menores de seis a 12 anos.

"Dá a sensação que o Facebook não está dando resposta a uma necessidade, mas está criando uma, já que esta plataforma é dirigida fundamentalmente a crianças que, caso contrário, não teriam conta no Instagram", diz o texto.

Em março, a empresa comandada por Mark Zuckerberg anunciou publicamente que estudava criar uma versão do Instagram adaptada para menores de 13 anos.

"É cada vez mais comum que as crianças peçam aos pais para entrar em aplicativos para continuar em contato com os amigos", escreveu o chefe da plataforma, Adam Mosseri, no Twitter.

Mosseri explicou que os pais manteriam o controle do aplicativo na nova versão infantil e comparou seu funcionamento ao do Messenger Kids, aplicativo que os procuradores-gerais usaram como exemplo do fracasso do Facebook para lidar com produtos para menores.

As regras atuais da plataforma para compartilhar fotos proíbem menores de 13 anos de terem contas. Sendo assim, o lançamento de um novo produto abriria as portas para um público novo.