PUBLICIDADE
Topo

Vacinas de Pfizer e Moderna têm eficácia de 80% já na 1ª dose, segundo CDC

29/03/2021 23h14

Washington, 29 mar (EFE).- A primeira das duas doses das vacinas Pfizer e Moderna contra a covid-19 já é 80% eficaz na prevenção da infecção, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O efeito foi observado duas semanas após a primeira dose do estudo, realizado com 4 mil profissionais da área de saúde entre 14 de dezembro do ano passado e 13 de março.

"Estou entusiasmado em compartilhar informações sobre este novo estudo liderado pelo CDC (...) que avalia a eficácia das vacinas Pfizer e Moderna na prevenção de infecções", anunciou Rochelle Wallensky, diretora do CDC, em uma entrevista coletiva.

Os resultados mostraram que o risco de infecção foi reduzido em 90% entre as pessoas que receberam as duas doses recomendadas, o que começou a ter um efeito protetor mesmo após a primeira aplicação, reduzindo o risco de infecção em 80% duas semanas depois.

Este estudo coincide com a aceleração do processo de vacinação nos Estados Unidos, onde mais de 3 milhões de doses são administradas diariamente.

Até ontem, 93 milhões de pessoas haviam recebido pelo menos uma dose de algumas das vacinas licenciadas no país, e cerca de 51 milhões de pessoas foram totalmente imunizadas.