PUBLICIDADE
Topo

Apple é multada na Itália por informações enganosas sobre aparelhos iPhone

30/11/2020 13h38

Roma, 30 nov (EFE).- A Autoridade de Concorrência e de Mercado da Itália anunciou nesta segunda-feira ter multado a companhia tecnológica americana Apple, pela emissão de informações enganosa sobre a resistência à água de aparelhos celulares.

Em comunicado, o órgão estatal apontou que foram verificadas "práticas comerciais incorretas", sobre mensagens de divulgação em vários modelos do iPhone.

A Apple informou inicialmente que os iPhone 8, 8 Plus, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro e 11 Pro Max poderiam ficar submersos na água por 30 minutos, a uma profundidade de um a quatro metros.

As autoridades italianas afirmaram que não estava claro para os usuários, nas peças publicitárias sobre os produtos, que a resistência só estava presente sob "certas condições", pois tinha sido testada em água pura e estática.

Por esse motivo, mergulhar um esses modelos do iPhone em água corrente ou suja pode danificar o dispositivo, indica a sentença.

A Autoridade de Concorrência e de Mercado ainda indica que, contudo, a garantia dos aparelhos não cobria "danos causados por líquidos", e a Apple, além disso, não prestou assistência técnica quando esses modelos ficaram danificados por estarem molhados.

A multa imposta foi de 10 milhões de euros (R$ 63,8 milhões). Além disso, a Apple Distribution International e a Apple Italia ficarão obrigadas a publicar informações sobre a punição imposta, em seus respectivos sites. EFE

gsm/bg