Topo

Espanha terá teste de anticorpos de Covid-19 com quase 100% de confiabilidade

07/07/2020 17h05

Madri, 7 jul (EFE).- Batizado como "Kit ELISA", o teste de anticorpos para detectar imunidade contra a Covid-19, desenvolvido por vários grupos do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, o maior centro público de pesquisa do país, tem uma confiabilidade de quase 100% (mais de 98%) e estará disponível para hospitais espanhóis em aproximadamente um mês e meio.

O novo teste sorológico detecta esses anticorpos e informa se uma pessoa esteve em contato com o coronavírus SARS-CoV-2 e se o sistema imunológico reagiu.

A tecnologia, apresentada nesta terça-feira em uma entrevista coletiva na sede do CSIC, já foi validada pelos serviços de Imunologia de vários hospitais (La Princesa e La Paz, ambos em Madri) e será fabricada por uma empresa espanhola (Immunostep).

Os testes sorológicos, lembrou os responsáveis pelo CSIC, são essenciais para determinar quem contraiu o vírus e se estão imunizados contra ele.

O "Kit ELISA" se tornará, segundo os cientistas que participaram do seu desenvolvimento, uma das tecnologias mais confiáveis para a realização de testes sorológicos da população, e é baseado em procedimentos já realizados de maneira habitual em muitos hospitais e laboratórios especializados.

Durante o confinamento, quatro grupos de pesquisa do Centro Nacional de Biotecnologia trabalharam contra o tempo para realizar esse tipo de teste sorológico que permite saber quem contraiu o vírus e se ele está imunizado.

Essa análise, enfatizaram hoje pesquisadores e funcionários do CSIC e dos hospitais, é crucial no gerenciamento da pandemia, uma vez que grande parte dos infectados pelo vírus carrega a doença sem sintomas ou de maneira muito branda.

Existem dois tipos de diagnóstico: o "PCR", que permite saber se um paciente está infectado pelo coronavírus no momento de sua execução, e os testes sorológicos, que detectam anticorpos e determinam se um indivíduo foi infectado e se o seu sistema imunológico reagiu a ele.

Ao contrário da PCR, o principal problema com testes sorológicos - até agora - é a falta de confiabilidade, um problema resolvido pelos pesquisadores do CSIC, que já protegeram a nova tecnologia com uma patente e a colocaram à disposição do tecido industrial espanhol, para evitar a dependência de países terceiros e garantir que chegue à sociedade o mais rápido possível.

Além do "Kit ELISA", a nova tecnologia pode ser produzida em um formato de "tiras imunocromatográficas" (uma técnica semelhante à usada nos testes de gravidez), que também são conhecidos como testes rápidos de anticorpos, uma vez que o resultado é gerado em apenas 15 minutos. O CSIC já está negociando com várias empresas espanholas o licenciamento destes testes neste formato para cobrir toda a demanda e a um preço acessível.