Topo

App


Zoom atualiza plataforma após críticas por falta de segurança

Plataforma ganhou popularidade em meio à pandemia do novo coronavírus, mas foi criticada por falhas de segurança - Reprodução
Plataforma ganhou popularidade em meio à pandemia do novo coronavírus, mas foi criticada por falhas de segurança Imagem: Reprodução

Da EFE, em São Francisco (Estados Unidos)

23/04/2020 01h07

A plataforma de videoconferências Zoom, cuja popularidade disparou em meio à pandemia do novo coronavírus, anunciou nesta quarta-feira uma atualização de software que, segundo a empresa, melhorará o sistema de criptografia após as críticas recebidas por falta de segurança.

A companhia, sediada em San José, na Califórnia, explicou em comunicado que a versão 5.0 do Zoom adiciona suporte com criptografia Advanced Encryption Standard (AES) de 256 bits GCM, o que proporciona "uma maior proteção para os dados de reuniões e resistência contra manipulações".

A atualização, que será disponibilizada nesta semana, também permitirá que o administrador da conta escolha em qual servidor serão armazenados os dados das videoconferências.

"Estou orgulhoso de dar este passo em nosso plano de 90 dias, mas isto é apenas o começo. Ganharemos a confiança dos nossos clientes e proporcionaremos felicidade com o nosso firme objetivo de oferecer a plataforma mais segura", comentou o fundador do Zoom, Eric Yuan.

O sucesso e o crescimento repentino do Zoom como consequência do aumento do home office e das reuniões virtuais veio acompanhado de muitas reclamações por suposta falta de segurança nas comunicações e pouco respeito à privacidade dos usuários.

Um dos problemas mais recorrentes até então foi chamado de 'zoombombing', quando usuários aparecem em teleconferências sem terem sido convidados. O erro fez com que instituições de ensino, governos e empresas parassem de usar a plataforma.